REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

07 julho 2023

FEBRE MACULOSA [FM] (até 2023):

Obs: Até o ano passado (2022) foram confirmados 33 casos de Febre Maculosa aqui no Estado do Rio de Janeiro; 12 deles resultaram em mortes. Em 2021, foram 21 casos e 9 mortes; em 2020, 11 casos e 2 mortes. A transmissão é observada em maior número entre Junho e Setembro.

Agente etiológico:

Rickettsia rickettsii, bactéria gram-negativa intracelular obrigatória. 

Vetores e reservatórios:



Os principais vetores e reservatórios no Brasil são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como Amblyomma cajennense; Amblyomma cooperi (dubitatum) e Amblyomma aureolatum. Porém, qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório, por exemplo, o carrapato do cão, Rhipicephalus sanguineus.

Os equídeos, roedores como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), marsupiais como o gambá (Didelphys sp) e o cão têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa. Porém, não há estudos suficientes que comprovem o envolvimento destes animais como reservatórios ou amplificadores de riquétsias, assim como transportadores de carrapatos potencialmente infectados.


Atenção para a prevenção:

  • Use roupas claras, pois ajuda a visualizar o carrapato (que é de cor escura);

  • Use calças, blusas com mangas compridas e botas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitando vegetação alta;

  • Use repelentes de insetos;

  • Observe se animais de estimação estão com carrapatos;

  • Encontrando carrapatos aderidos ao corpo, remova-os (evitando seu esmagamento...) com uma pinça;

  • Não esmague o carrapato, mas puxe-o com cuidado e firmeza. Depois de removê-lo "inteiro", lave a área da picada com álcool e/ou sabão e água;

  • A rapidez da retirada dos carrapatos do corpo, diminui o risco de se contrair a Febre Maculosa. Todas as peças de roupas usadas em locais aqui mencionados anteriormente,  devem ser colocadas em água fervente para a retirada dos insetos.




Sintomas da Febre Maculosa:

  • Febre;

  • Cefaleia (dor de cabeça intensa);

  • Náuseas e vômitos;

  • Diarreia e dor abdominal;

  • Dor muscular constante;

  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;

  • Gangrena nos dedos e orelhas;

  • Paralisia dos membros que se inicia nas pernas e pode chegar aos pulmões causando parada respiratória.

  • Além disso, com a evolução da febre maculosa é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.


Procure um médico para tratamento:

O tratamento é feito com antibiótico específico indicado pelo médico. Em alguns casos, pode ser necessária a internação da pessoa. A terapêutica é empregada por um período de sete dias, devendo ser mantida por três dias, após o término da febre. A demora/falta no tratamento da Febre Maculosa, pode agravar o caso podendo levar ao óbito.


A Fiocruz recebeu em 2023 o registro, pela Anvisa - Agência Nacional De Vigilância Sanitária, do primeiro kit de biologia molecular desenvolvido no país para detecção do material genético de bactérias causadoras de rickettsioses, em especial, febre maculosa e tifo.
O kit de diagnóstico, desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Parana - Ibmp, possui elevados níveis de especificidade (94%) e de sensibilidade (100%).
Com o crescimento de infecção e óbitos pela doença no país, o teste auxiliará e proporcionará o diagnóstico mais rápido e específico do material genético da bactéria causadora da febre maculosa brasileira. Com o registro, em caso de demanda do Ministério da Saúde (MS), o IBMP possui capacidade de produção do referido kit.
👉🏼 Leia mais: bit.ly/3D2aKqs


Fonte e atualização até 2023: Fiocruz; saude.rj.gov.br e saude.es.gov.br - para as aulas/palestras do prof. João Angelo.

Nenhum comentário: