REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

28 junho 2023

Significado da sigla: LGBTQIAPN+

 


Significado da sigla: LGBTQIAPN+

Muitos têm dificuldade em saber o significado de cada letra da sigla, em constante atualização, assim como a diversidade de gêneros, identidades e orientações sexuais que ela representa.

Criado nos anos 1990, o acrônimo GLS (em referência a gays, lésbicas e simpatizantes) caiu em desuso em 2008 por não ser considerado inclusivo.  Após um debate dentro do movimento, a necessidade de maior visibilidade lésbica acabou puxando a letra para frente, resultando na denominação LGBT, incluindo bissexuais, trans e travestis. A partir de 2013, surgiram novas versões, passando a representar outras identidades e expressões não reivindicadas. Vejamos como está a sigla atualmente (até 2023):

  • L - Lésbicas: mulheres que sentem atração sexual e/ou afetiva por outras mulheres.
  • G - Gays: homens que sentem atração sexual e/ou afetiva por outros homens.
  • B - Bissexuais: pessoas que sentem atração sexual e/ou afetiva por mais de um gênero.
  • T - Transgêneros: pessoas que não se identificam com seu gênero biológico e assumem uma identidade diferente de seu nascimento. Nesse grupo estão ainda as travestis, que não se reconhecem no gênero masculino, mas em uma expressão de gênero feminina.
  • Q - Queen: identidades e expressões de gênero e sexualidade que não se encaixam nas normas da heteronormatividade (de heterossexualidade ou binarismo de gênero), como drag queens.
  • I - Intersexo: pessoas nascidas com características biológicas (genitais, hormônios, etc.) que não se enquadram nas definições típicas de sexo masculino ou feminino.
  • A - Assexuais, agênero ou arromânticos: aqueles que não sentem atração sexual por outras pessoas.
  • P - Pansexuais e polissexuais: indivíduos que sentem atração sexual e/ou afetiva por outras pessoas, independentemente do gênero ou identidade de gênero.
  • N - Não-binários: pessoas que não se identificam com nenhum gênero, ou que se identificam com vários gêneros.
  • + - O "+" representa outras identidades e orientações sexuais não mencionadas na sigla e gêneros fluidos, reconhecendo a vasta diversidade que existe.

Fonte: O Globo e Jornal A Voz da Serra de Junho de 2023. Atualizado para as aulas/palestras do Prof. J. Angelo.

Nenhum comentário: