REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

26 novembro 2020

Entrevista com Prof. João Angelo - "O surgimento das EXCITEs":

O que são as EXCITEs ?

- São EXplanações CIentíficas e TEcnológicas criadas em 1980, para incentivar o trabalho científico realizado nas escolas por onde passei como educador. É minha “marca registrada” para promover e melhorar o ensino formal e informal das Ciências junto aos meus alunos e colegas da Educação & Saúde, através de explanações, palestras, seminários, exposições, congressos, visitas científicas, etc, compartilhadas em 31 anos de sala de aula e laboratórios.

A quem você dedica este trabalho ?

- Dedico aos ótimos e inesquecíveis mestres das áreas científicas que tive, quando era estudante. Sei hoje, devido à dedicação e o carinho deles para comigo. Cito, como exemplo: o prof. Helênio Campos Silva Lima (mestre em Biologia); o prof. Cláudio Moreira da Costa (mestre em Ciências); o prof. Pedro Sérgio Maggessy Monnerat (mestre em Física); ao amigo e meu ex-prof. Vicente Paim Costa (que trabalhou no Colégio Santo Inácio de Loyola – RJ até 2010), ao ex-colega de turma no Colégio Anchieta e prof. Everard Lucas Cardoso (engenheiro) pela elaboração e montagem desta página na internet.

Como surgiu a EXCITE ?

- Criei a sigla EXCITE no final de 1980, quando trabalhava no Colégio Nossa Senhora das Graças em Olaria, sob a direção do Prof. Cícero Schott Monnerat (“bons tempos”). A sigla lembra EXCITAR, do latim: “excitare”, que significa “instigar”, “incitar”, “estimular”, “animar”, “promover” os alunos em suas criatividades e observações científicas.

E quando foi realizada a primeira EXCITE em termos de exposição?

- Em 1982 como exposição, embora como já dito anteriormente, tenha sido idealizada em 1980. Os alunos do CNSG gostaram da sigla e do evento, participaram dele com entusiasmo, fizeram inclusive camisas com esta marca para a exposição. Como foi do agrado de todos, mantive a sigla e o evento em todas entidades por onde passei: Anchieta; Nossa Senhora das Mercês; Odette Penna Muniz; Dermeval Barbosa Moreira; Jamil El-Jaick; Canadá; Cortes Rodrigues; Escola de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima; antiga FONF (hoje FOUFF-NF); SESC; SENAI; Centro Educacional Luiz França; Instituto Pátria e Cultura; Maracanãzinho-RJ; P.M.N.F.; Governo do Estado do Rio de Janeiro, entre outras entidades educacionais e culturais.

Qual o objetivo da EXCITE ?

- O objetivo era e é continuar a despertar o interesse pela pesquisa e a criatividade no Campo das Ciências. “À nossa volta e dentro de nós, a natureza ainda opera milhares de mistérios. E, apesar de todo nosso iluminismo científico, defrontamos hoje mais mistérios do que ao iniciar-se a revolução tecnológica”. A ciência não pode ser uma adversária do Criador, ao contrário, desenvolvendo-se tanto, é ela que pode explicar melhor a natureza e esta REALIDADE UNA que cria, transforma e sustenta todas as formas de vida. Desta maneira (creio eu) poderemos difundir na sociedade uma mentalidade científica melhor, criando novas redes intelectuais e fortalecendo as já existentes.

Como são divididas as atividades da EXCITE em termos de exposição ?

- Para estes eventos expositivos foram criados:
  • Ficha de avaliação dentro do Método Científico;
  • Equipe de jurados com profissionais da área de educação, saúde e tecnologia;
  • Equipes de alunos-expositores com no máximo 5 alunos por trabalho desenvolvido que se agrupam espontaneamente, escolhem seu tema livremente dentro de suas opções de carreira para a vida;
  • Equipe de recepcionistas formada por alunos que recebem e encaminham os visitantes e jurados aos projetos.
- Desta maneira tudo sempre funcionou livre e espontaneamente, com alto índice de participação e de criatividade por parte dos alunos, que ao final de cada EXCITE, saem satisfeitos com seus próprios projetos e desempenhos.

Cite alguns de seus ex-alunos formados na área científica:

- São tantos que certamente vou esquecer de muitos nomes importantes (mas eu tenho um arquivo chamado ASEXAL que em breve será publicado nesta página, com os nomes em ordem alfabética, data de nascimento, contato e entidade onde estudou cada um destes meus queridos alunos; por isto esta sigla ASEXAL que seria uma ASsociação de EX ALunos). Mas rapidamente me vem à memória: Alexandre Gago (ex-aluno - OPM; fez Engenharia -UERJ-NF, atualmente está no Banco do Brasil em Olaria); Alice Faria Schenk (ex-aluna -OPM; hoje Profª no Col. Miosótis); Élcio Machado Almeida Jr (ex-aluno -Anchieta; fez Fisioterapia -UNESA); Elielma B. Calixto e Jardel Santos Leite (ex-alunos -CNSG; hoje Gerentes do Itaú Unibanco -NF); Filipe Quintieri (ex-aluno -OPM; formado em Informática); Marcelo Canella (ex-aluno -OPM; fez Medicina Nuclear e está em São Paulo); Robson Ribeiro (ex-aluno -OPM; fez Direito -NF está no Forum NF); Viviane Dallia Lima (ex-aluna -CNSG; hoje Odontóloga); Hiata Anderson (ex-aluno -CNSG; ex-técnico no IPRJ/UERJ-NF) e João Marcio Santos (ex-aluno -OPM; hoje nas Águas de Nova Friburgo, antiga CAENF).
- Muitos deles fizeram parte do Corpo de Jurados das EXCITEs. Quando me encontram, sempre lembram felizes dos “estímulos” (latim: “excitare”) recebidos por mim, pelos colegas das áreas afins, pelos jurados, pelos orientadores educacionais e pelos diretores e reitores das escolas e universidades. Para mim e eles, este é o maior prêmio e recompensa: a experiência para a vida!

Um comentário:

Anônimo disse...

interessante saber foi bem explicado