REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

11 outubro 2023

FELIZ DIA DA CRIANÇA.



O Dia Nacional da Criança foi criado em 1924 pelo deputado federal Dr. Galdino do Valle Filho (foto ao lado).
residencia_galdino_net




































Durante toda a minha infância, eu morei ao lado desta casa de Galdino do Valle Filho (foto acima de Osmar Castro -"in memoriam") no número 47 da atual Avenida que tem o seu nome hoje - em Nova Friburgo - onde ele (Dr. Galdino) foi vereador, deputado estadual, deputado federal em 1924 e prefeito de Nova Friburgo, quando em seu mandato, a energia elétrica chegou por aqui e o saneamento básico começou a evoluir em nossa cidade. Eu tinha um pouco mais de 1 ano de idade quando ele faleceu (em Niterói), mas mesmo assim, durante minha infância, por várias vezes eu brincava no vasto pomar e quintal de sua casa que fazia divisa com a minha casa e de minha avó (Leonor Martignoni), na "vila" ou Rua Dr. Julio Zamith n°2. Eu tive uma infância muito feliz ali naquela região de Friburgo !!! [Prof. Dr. João Angelo]

Além de seu legado de realizações políticas, sua participação na vida friburguense é lembrada até os dias de hoje pelo imponente casarão que pertence à sua família, localizado, como já citei anteriormente, na avenida que lhe homenageia (com o seu nome). Recentemente, o casarão da família Galdino do Valle Filho foi tombado (foi o 1º imóvel que entrou em processo de tombamento, em decorrência da Lei Municipal 3.794/2009, de autoria do Executivo com o aval da Câmara dos Vereadores, prevendo a preservação de prédios históricos de Nova Friburgo). A memória e a cultura de Nova Friburgo agradecem!
A foto abaixo (de Osmar Castro) mostra o interior da residência da família Galdino do Valle Filho, em estilo eclético com tendências vitorianas:
Sala Galdino do valle filho
Outras fotos de Lau Cardoso (irmão do meu amigo Everard Lucas):
Foto: Raphael Pinheiro:








Nenhum comentário: