REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

11 novembro 2013

Glândulas endócrinas SUPRARRENAIS ou ADRENAIS


Conforme explicamos em aula recentemente, nos mamíferos, as glândulas endócrinas Suprarrenais ou Adrenais são envolvidas por uma cápsula fibrosa e situadas acima dos rins. Nos humanos, a Suprarrenal direita tem formato triangular, enquanto a esquerda tem a forma de meia-lua (veja indicação nas setas superiores do desenho acima).
São principalmente responsáveis pela liberação de hormônios em resposta ao stress através da síntese e liberação de hormônios corticosteroides, como por exemplo: o Cortisol ou Hidrocortisona [C21H30O5] e de catecolaminas,como por exemplo: a Adrenalina ou Epinefrina, a Dopamina e a Noradrenalina ou Norepinefrina. Estimulam a conversão de proteínas e gorduras em glicose [C6H12O6], ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras.
As Suprarrenais afetam o funcionamento dos rins (veja setas inferiores do desenho acima) através da secreção da Aldosterona, um hormônio envolvido na regulação da osmolaridade do plasma sanguíneo, ou seja, aumenta a retenção de íons de Sódio [cátions de Sódio = Na+] pelos rins, causando retenção de água no corpo e aumento da pressão sanguínea (veja pág. 451 do nosso livro 2 de Biologia).  
As glândulas Suprarrenais têm um comprimento de cerca de 5 cm e estão localizadas na cavidade abdominal, anterosuperiormente aos rins (conforme o esquema superior). Encontram-se ao nível da 12ª vértebra torácica, e são irrigadas pelas artérias suprarrenais.
Cada glândula Suprarrenal é composta por duas regiões histologicamente distintas, que recebem aferências moduladoras do sistema nervoso.

  • Córtex - Parte externa da glândula, com cor amarelada devido a grande quantidade de colesterol aí encontrada. Tem origem embrionária na mesoderme. Subdivide-se em três regiões, devido à diferença de aspecto histológico:
    • Zona glomerulosa, mais exterior. Apresenta cordões celulares dispostos em arcos.
    • Zona fasciculada, de localização intermédia. As células dispõem-se em cordões paralelos entre si, e perpendiculares à cápsula da glândula.
    • Zona reticular, mais interna. Apresenta cordões de células arranjadas em forma de rede, e é ricamente vascularizada.
  • Medula - Parte interna, de cor vermelho escuro ou cinza. Deriva da crista neural. As suas células secretoras são poliédricas e dispostas em rede.

Doenças ligadas a Suprarrenal:

Veja mais informações no seu livro de Biologia, vol. 2 - pág. 445; 450 e 451.

Nenhum comentário: