REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

11 novembro 2013

Combate às Drogas...

O “PRAZER QUÍMICO”.
Baseado nas palestras e experiências de vários anos dos profissionais: Enf Dra Beatriz Maria Teixeira Guerra; Dra Denise Athayde Dutra; Dr Içami Tiba; Prof Dr João Angelo; Dr Renato Abi-Râmia; Dra Rosa Maria Gentil Leite (in memoriam). Dia 29 de Junho é o dia de Combate às Drogas.
"Todos pensam deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?!"

Tóxico vem do grego Toxikón (subentende-se Phármakon, origem da palavra farmácia em português) significa “veneno que convém ao arco ou à flecha”; ou pelo latim Toxicu ou ainda do francês Drogue, Droga em português.
Tóxicos ou Drogas são substâncias entorpecentes ou depressoras, alucinógenas, excitantes ou euforizantes, etc..., em que faz o usuário passar, a um estado psíquico que lhe “pareça agradável”, mas geralmente fazem “bad trip” (“viagem ruim”).

* As depressoras = causam sensação de torpor e de tontura, depois de uma certa desinibição inicial, induzem ao sono.
Exemplos: Heroína (do alemão Heroich: “potente” ou “energético”) cuja fórmula é C21H23O5N; Álcool; Cola de sapateiro (tolueno); Ópio ("suco de papoula"); Tranquilizantes ou Ansiolíticos (calmantes); Barbitúricos (promovem o sono).

** As euforizantes = são estimulantes, causam sensação de euforia, excitação e de poder, em seguida depressão.
Exemplos: Cocaína (cuja fórmula é C17H12O4N) causa dependência e pode levar à morte; Crack (pasta-base de coca [cloridrato de cocaína] com bicarbonato de sódio e amoníaco, éter e acetona) apelidada de "raspa do demônio" (o apelido diz tudo...), o Crack lesa os neurônios e descompassa o coração com batimentos de 180 a 240 p/ minuto, colocando em risco de uma hemorragia cerebral, infarto agudo e morte; Oxi (pasta base de coca oxidada com cal virgem ou amoníaco, água raz, querosene ou gasolina - considerado a droga mais devastadora de 2011 a 2013), Anfetamina ou Benzidrina (C9H11NH2) e Nicotina.

*** As alucinógenas = são perturbadoras, causam percepção distorcida da realidade ou alucinações.
Exemplos: Maconha (Cannabis sativa) ou Cânhamo (THC = tetrahidrocanabinol) possui mais de 80 componentes químicos (entre eles o canabidiol - pesquisas de 2011 mostram que este funciona como ansiolítico); a Maconha causa dependência e pode levar a impotência sexual masculina; Skank (é uma espécie de maconha, porém cultivada em laboratório e com efeito mais concentrado); LSD (do alemão: Lyserg Saüre Diathylamid,  cuja fórmula é C20H25N3O, descoberto em 1943 pelo cientista suíço Albert Hoffman); alguns "chás" de Cogumelos (que têm Indol = subst. alucinógena); Caapi e Chacrona (plantas alucinógenas, usadas pelos índios andinos) no qual se faz o chá Huasca ou Ayahuasca = “Santo Daime”.
Outros exemplos: Haxixe (do árabe Hashish: “erva”); Êxtase ou Ecstasy (desde 1992 -Europa) ou ainda MDMA (MetilenoDioxiMetAnfetamina) é uma combinação de anfetamina com alucinógeno, podendo levar à morte, por consequência da alta elevação da temperatura do corpo ou provocar choque cardiorrespiratório se consumido com álcool; ou ainda o bruxismo (contração da mandíbula). Tem sido espalhada no Brasil em “festas raves”, como a “droga do amor” (pois o usuário fica muito sociável e com vontade incontrolável de ter “contato físico”);  Lança-perfume (clorofórmio, éter e cloreto de etila);

**** Os anabolizantes =  são hormônios androgênicos usados pela indústria farmacêutica para a produção de derivados de esteróides e compostos que aumentam a massa muscular e a força dos atletas, mas são considerados “doping” e proibidos pelo Comitê Olímpico Internacional.
Exemplo: Nandrolona (fórmula: C18H26O2).
Historicamente, as drogas vêm de mais ou menos quatro mil anos, usadas para o combate a dor, feito pelos babilônios através da Papoula (Papaver somniferum) que produzia sono e diminuía a dor. Os nativos dos Andes têm hábito de mascar folhas de Coca (Erythroxylon coca) para diminuir as sensações de fadiga e fome ao subirem montanhas. Tribos nativas da Amazônia que retiravam da planta Curare um veneno paralisante para suas flechas, daí isola-se o relaxante tubocurarine, usado pela medicina em cirurgias, como bloqueador neuromuscular (provocando paralisia flácida nos músculos estriados). Pelos gregos, a Papoula “opion” era dedicada nos rituais aos “deuses”: Hypnos (deus do sono); Morpheu (deus do sonho) e Thanatos (deus da morte); só por estes três deuses citados, você já identifica as consequências das drogas, tóxicos, substâncias bioquímicas e sintéticas (como o Ecstasy -1912- na Alemanha) que hoje trazem o “Prazer Químico”?!
Depois de 1864 quando inventaram a seringa, passou-se a injetar o que antes era “cheirado” ou “tomado”. Mais tarde teve de ser criado "um dia de combate às drogas" (conforme charge do meu amigo Silvério, publicada no Jornal A Voz da Serra em 2010, na mesma data do evento).
Um país como o nosso, rico de um modo geral, principalmente em vegetais como estes, pobre nas suas condições de educação e saúde é alvo fácil no uso de “drogas com justificativas” de “refúgio”, “fuga” dos problemas sociais, da fome, miséria, desemprego, menores e maiores abandonados, etc...; alimentando e enriquecendo a “máfia”, “pessoas ou marginais que trabalham com drogas” (traficantes) que devem ser enquadrados na lei brasileira como crime hediondo e inafiançável (Lei de Tóxicos 11.343 de 23/8/2006 que substituíu a Lei Antitóxico n° 6368 de 21/10/1976 - segundo minha amiga Lú que oportunamente me atualizou) e que gera o caos da violência urbana que estamos assistindo bem de perto = ao nosso lado talvez. Também “estamos nos acostumando e nos acomodando” em observar pessoas assassinadas ao chão, como um animal atropelado numa estrada...só que nossa estrada é a Vida = Bio !!!
Cabe lembrar que a palavra assassino vem de haschichins (citado anteriormente: do árabe hashish = “erva” e também grupos de muçulmanos fanáticos, violentos matadores que eram também usuários de haxixe).
Poder viciante da droga: Álcool < 50%; Heroína (desde 1874) e Morfina > 80%; Maconha 50%; Cocaína 80%; Crack 90% - virou epidemia (15s para chegar ao cérebro),   mais que 14% da população é suscetível a algum vício, incluindo cigarro, álcool e outras formas “mais light”...
Concluindo cito da pág. 122 do livro “123 respostas sobre drogas” do Dr Içami Tiba o seguinte (já que falamos este ano em aula sobre eutroficação e reciclagem de lixo): - “o seu corpo não é lixo para você ficar jogando droga dentro dele e nem é laboratório químico para você fazer experiência das reações das drogas dentro dele”. Se você tem família e seus pais te deram o melhor que puderam, por que você daria o pior para si mesmo? A melhor prevenção contra o uso de tóxicos é você gostar de si mesmo!
Leia o Livreto que te emprestei em 2013 = "Tudo o que você pensa que sabe sobre DROGAS"; veja o n° 4 da pág. 357 do volume 1 do Livro de Quimica (capa amarela); páginas 112 até 121 do volume 3 do Livro de Quimica (capa verde);   e
Assista ao documentário: "Quebrando o tabu" (de Fernando G. Andrade);
Veja: http://www.grandhouse.com.br/

Um comentário:

disse...

Olá, gostei muito do texto! Gostaria de corrigir que a Lei 6368/76 foi substituída pela lei de drogas 11.343/06. Abraço!