REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

06 maio 2012

GALILEU GALILEI (*1564 +1642)

Também nascido em Fevereiro no dia 15 (uma semana antes de mim...e logicamente 396 anos antes do Prof. João Angelo) em Pisa - Itália, Galileu teve duas irmãs e um irmão, todos filhos do professor de música Vicenzo Galilei.
403 anos depois, lembramos em 2012, o que Galileu, grande cientista italiano, conseguiu aprimorar em suas realizações. Com uma rústica luneta transformada num telescópio com fins de pesquisa astronômica, Galileu conseguiu observar as manchas solares, as montanhas e crateras da lunares, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter (Io, Calisto, Europa e Ganimedes, que ficaram conhecidas como Luas Galelianas), os anéis de Saturno e a Via Láctea. Chegou a calcular a altura aproximada de algumas montanhas da Lua. Sua primeira luneta tinha uma lente objetiva de 50 mm de diâmetro.
Com estas observações em seu telescópio e suas descobertas feitas em 1609, ele escreveu o importante livro: “Sidereus Nuncius” (“A Mensagem das Estrelas”) publicado em Março de 1610.
Com 17 anos de idade Galileu entrou para a Universidade de Medicina. Com 19 anos ficou parado por um longo período em frente a uma Catedral de Pisa (cidade da Itália onde ele nasceu) observando um candelabro preso ao teto por uma corrente, balançando de um lado para o outro. Mais tarde esta ideia e seus estudos, fariam do pêndulo um instrumento de marcação do tempo e daí, outro cientista, o holandês Christiaan Huygens (*1629 +1695) construisse em 1656, o primeiro relógio de pêndulo.
Em 1585 Galileu abandonou a Universidade de Medicina, e dedicou-se a estudos de hidrostática e matemática. Mais tarde tornou-se professor desta Universidade de Pisa e também de Pádua.
Suas ideias em defender o Heliocentrismo, criaram problemas com a Igreja Católica, onde em 1616 foi advertido (várias vezes) para que parasse de divulgar suas ideias heliocêntricas contrárias a Igreja da época. Em 1631 outro papa foi eleito (e era amigo de Galileu...); Galileu achou por bem começar novamente a difundir o modelo heliocêntrico, mas estava redondamente enganado. Este papa (Paulo V) voltou-se contra ele, e em 1633 Galileu foi acusado de heresia e condenado à prisão perpétua, acabou em prisão domiciliar até 1642, onde ficou cego, perdeu sua filha Virgínia de 34 anos (que se dedicava a vida religiosa com o nome de Soror Maria Celeste) e magoado, Galileu morreu aos 78 anos de idade em 8 de Janeiro.
Mesmo preso em sua casa, escondido escreveu um livro: "Diálogo sobre duas novas ciências" cujos textos originais foram levados por seus amigos, escondidos, até a Holanda (onde o papa não tinha influência naquela época), para ser publicado. Só em 1992, através do papa João Paulo II, foi reavaliado o julgamento da Igreja Católica em relação a Galileu e este papa anterior a Bento XVI, o inocentou.
Pensou, bolou, criou ou inventou: "compasso geométrico" (espécie de régua calculadora); "termo-baroscópio" (para medir a pressão atmosférica) o que mais tarde (+/- 1595) originou o termômetro - que ele na época chamou de "termoscópio"; "binóculo" e a "balança hidrostática"; além é claro de transformar a luneta em telescópio. Estudou as constelações: Plêiades, Orion, Câncer e a Via-Láctea, além de descobrir o planeta Saturno, as manchas solares, as fases de Vênus, os satélites de Júpiter e as montanhas lunares.

Nenhum comentário: