Durante a madrugada do Domingo dia 06/5/2012, aconteceu o fenômeno que os cientistas chamam de ‘‘Super Lua’’; apreciado a olho nu em todo o Brasil.
Na madrugada do Domingo (06/5/2012), exatamente à 0h:33min, a Lua atingiu uma posição chamada pelos astrônomos de perigeu. Isso significa que o satélite natural esteve no seu ponto mais próximo da Terra. Como à 0h:35min ela entrou na fase cheia, em que exibe 100% do seu disco iluminado, aconteceu o que os cientistas chamam de “Super Lua”.
De acordo com o coordenador de Observações do Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA-JBS), Alexandre Amorim, dessa vez ela esteve 380 km mais afastada do que no ano passado (2011) e o espetáculo natural pode ser apreciado a olho nu em todo o Brasil.
O melhor horário para fotografar o acontecimento foi logo após o pôr do Sol, segundo os astrônomos. Assim, foi possível contemplar, do outro lado do horizonte, o nascer da Lua. À 0h:35min o fenômeno atingiu o ápice, o que deu ao disco lunar a aparência de estar 14% maior e 30% mais brilhante que em outras noites. Outro belo momento aconteceu ao raiar do Sol.
O consultor em astronomia da Climatempo, Marcos Rogério Calil, esclarece que a ocorrência de uma Lua Cheia nas proximidades do perigeu é relativamente comum já que, nos últimos 21 anos, aconteceu pelo menos dez vezes. Quem perdeu o espetáculo só vai poder apreciar novamente em Junho de 2013.
Ciência – O único efeito cientificamente comprovado que a Lua exerce sobre a Terra é o efeito das marés. Nesse caso, o aumento ficou entre 1 e 15 centímetros do habitual. Os cientistas descartam todas as relações entre possíveis terremotos, tsunamis, furacões, atividades vulcânicas e outros fenômenos naturais com a super lua.
Distância – É comum a Lua ter uma maior aproximação da Terra – e um maior afastamento - porque sua órbita da Lua é uma elipse e não um círculo. A maior aproximação possível é de 355.147 km e o maior afastamento a 406.720 km da Terra.
A Lua "nasceu" às 17h:13min do Sábado dia 05/5/2012.
Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br/sites/default/files/imagecache/Noticias_Imagens/1fd-lua.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário