REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

08 novembro 2012

Grupos Sanguíneos (sistema ABO):


O sistema ABO, assim como os outros, classifica o sangue segundo a presença ou ausência de antígenos (Ag) na superfície das Hemácias (Glóbulos Vermelhos ou Eritrócitos) ou de anticorpos (Ac) no plasma. 
Foi descoberto e descrito por Karl Landsteiner em 1901, quando este biólogo, médico, pesquisador austríaco, retirou uma amostra do seu próprio sangue e de outros cinco colaboradores, separou o Plasma e as Hemácias de cada uma e cruzou (misturou) o plasma de uma com as Hemácias de outra, obtendo 25 testes.
       Observou-se que o soro ou plasma do tipo A aglutinava Hemácias do tipo B e que soro do tipo B aglutinava Hemácias tipo A. Hemácias do tipo O não eram aglutinadas por soro de nenhum outro grupo, mas o soro O aglutinava Hemácias de todos os outros grupos sanguíneos. As Hemácias AB eram aglutinadas por soro de todos os outros tipos e o soro AB não aglutinava Hemácias de nenhum tipo. Isto fica mais claro na tabela abaixo:
Hemácias
A
B
AB
O
soro A
-
+
+
-
soro B
+
-
+
-
soro AB
-
-
-
-
soro O
+
+
+
-
Legenda:    ( + )aglutina      ( - )não aglutina

Pelo padrão de reação observado nesses cruzamentos o sangue foi classificado em três grupos (A, B e O). O grupo AB foi identificado, em 1902, por seus colaboradores. Nesse sistema, o plasma do indivíduo sempre contém anticorpos para os antígenos que estiverem ausentes nas Hemácias
A tabela abaixo mostra a combinação de Antígenos e Anticorpos em cada grupo.
Sistema ABO
Tipo Sangüíneo
Antígeno na hemácia
Anticorpo no Plasma
A
A
anti-B
B
B
anti-A
AB
A e B
Nenhum
Toda transfusão de sangue deve respeitar as compatibilidades entre os grupos do sistema ABO, pois uma  transfusão de sangue incompatível pode ser muito perigosa. Quando Hemácias incompatíveis são dadas a um paciente elas são hemolisadas (destruídas) a uma velocidade de quase 1 ml por minuto provocando uma reação muito severa (hemólise intravascular). Esse quadro se caracteriza por febre, desconforto respiratório súbito, hipotensão, escurecimento da urina e insuficiência renal; e o resultado você já sabe !!!

Veja no quadro abaixo a compatibilidade para transfusão de sangue entre os grupos do sistema ABO:

   
Sangue Tipo:
Doa para:
Recebe de:
A
A e AB
A e O
B
B e AB
B e O
AB
AB
A, B, AB e O
O
A, B, AB e O
O
Conforme expliquei em aula, siga este "esqueminha" abaixo:

O fator Rh (conforme eu disse em aula) é uma "homenagem" ao Macaco Rhesus cujo nome científico é Macaca mulatta, devido as diversas experiências sanguíneas realizadas nestes macacos:




Nenhum comentário: