O Ouro, a Platina e outros metais preciosos acessíveis na crosta do nosso planeta são o resultado de um bombardeio de meteoritos ocorrido mais de 200 milhões de anos após a formação da Terra, segundo um estudo publicado na última edição da revista "Nature". Estes asteroides causaram também a maior parte das crateras que atualmente são observadas na Lua.
Pesquisadores da universidade britânica de Bristol chegaram a esta conclusão após comparar a composição de rochas de quase 4 bilhões de anos encontradas na Groenlândia - antes do intenso bombardeio - com outras mais modernas.
Durante a formação da Terra, os metais que tinham uma afinidade com o Ferro, como o Ouro, migraram para o núcleo de Ferro fundido do planeta. Ainda assim, há suficientes metais preciosos neste núcleo para cobrir sua superfície inteira como uma capa de quatro metros de espessura, segundo o estudo.
O professor Matthias Willbold e sua equipe mediram os isótopos de Tungstênio das rochas e comprovaram que a composição do manto terrestre mudou depois do bombardeio de meteoros, há 3,9 bilhões de anos, cerca de 650 milhões de anos após a formação do Sistema Solar.
- A maioria dos metais preciosos que servem de base para nossas economias e muitos processos industriais chegaram ao nosso planeta por uma feliz coincidência, quando a Terra foi alcançada por bilhões de toneladas de meteoritos - explicou Willbold.
O Tungstênio (W) é um elemento muito raro (um grama de rocha contém um décimo de milionésimo de uma grama de Tunsgstênio). Willbold observou uma redução pequena, mas significativa, em sua ocorrência entre as rochas da Groenlândia e as atuais. Esta mudança corrobora a teoria de que as reservas de Ouro acessíveis na Terra são uma consequência do bombardeio dos meteoritos.
O próximo desafio para os cientistas será estudar quanto demoraram esses processos geológicos, que formaram os continentes e concentraram os metais preciosos e o Tungstênio em depósitos de metais que hoje são extraídos das minas.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/09/08/ouro-chegou-terra-em-bombardeios-de-meteoritos-925314789.asp#ixzz1XaxvtevN
Nenhum comentário:
Postar um comentário