Cansado de ir ao trabalho?
Então por que você não envia um robô igual a você em seu lugar?
Geminoids são androides desenhados para ter exatamente a mesma feição que seu dono. Reportagem publicada no site da "New Scientist" mostra que, com o uso de um software específico, as expressões faciais do operador humano e sua postura corporal são mapeados para o robô.
O resultado é tão real, que ele pode piscar e simular a respiração. Esses movimentos são possíveis graças a dispositivos colocados em seu rosto, pescoço e parte superior do tronco.
Vídeo: No site da New Scientist, veja a demonstração do funcionamento do robô http://www.newscientist.com/blogs/nstv/2011/04/born-to-be-viral-robot-or-human.html
Professor do Centro de Epistemologia Mediada por Computador na Universidade de Aalborg, Dinamarca, Henrik Scharfe espera que o robô possa ser usado para estudar como humanoides interagem em situações sociais e como eles podem ser usados para superar as barreiras culturais. Ele está interessado em aperfeiçoar a interação homem-robô a partir da observação de sutilezas, como o contato do olhar, ao qual os humanos são sensíveis, mas que é difícil de ser mantido por robôs.
- Nós não sabemos muito sobre o quanto somos tolerantes em tais situações e como nós podemos melhorar a comunicação para ser natural - disse.
De acordo com Scharfe, tecnologias para tornar os robôs mais onipresentes na vida cotidiana, tais como andar bípede, melhor orientação, capacidade de evitar obstáculos, de segurar as coisas, reconhecer imagem e síntese de fala estão melhorando rapidamente.
Fonte: O Globo de 14/4/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário