Antoine Henri Becquerel (*Paris em 15/12/1852 + Le Croisic em 25/8/1908).
Físico francês que estudou na École Polytechnique e era "engenheiro de pontes e calçadas". Foi professor de Física na École Polytechnique e no Museu Nacional de História Natural.
Continuou os trabalhos de seu pai (Alexandre-Edmond Becquerel) e de seu avô (Antoine César Becquerel), descobrindo em 1896 a radioatividade dos sais de Urânio, esta descoberta valeu-lhe o prêmio Nobel de Física em 1903, juntamente com o casal Pierre Curie e Marie S. Curie. Foi membro da Academia das Ciências Francesa.
Por falar em Marie S. Curie, o termo Radiatividade foi criado por ela - Madame Curie (*1867 +1934) e empregado para designar a desintegração espontânea do núcleo atômico de alguns elementos como Urânio, Polônio e Rádio, resultando em emissão de radiação.
O pai de Antoine Henri, Alexandre-Edmond Becquerel estudou a luz e a fosforescência, inventando a fosforoscopia; já seu avô, Antoine César Becquerel, foi um dos fundadores da eletroquímica.
No ano de 1895 Antoine Becquerel descobriu acidentalmente uma nova propriedade da matéria que, posteriormente, denominou de radiatividade. Ao colocar sais de Urânio sobre uma placa fotográfica em local escuro, verificou que a placa enegrecia. Os sais de Urânio emitiam uma radiação capaz de atravessar papéis negros e outras substâncias opacas a luz. Estes raios foram denominados, a princípio, de Raios B em sua homenagem.
No ano de 1899, demonstrou que um grupo das referidas radiações, as chamadas partículas Beta, podiam ser conduzidas graças ao magnetismo. No ano de sua morte, Becquerel tornou-se presidente da Academia de Ciências de Paris. Seu nome está ligado aos acidentes nucleares atuais, uma vez que a atividade das substâncias radioativas é determinada a partir da unidade de medida denominada becquerel (bq).
Ernest Rutherford foi quem denominou alfa, beta e gama aos três raios emitidos pelos corpos radioativos. Durante muito tempo, porém, os raios gama foram conhecidos como raios de Becquerel.
Além disso realizou pesquisas sobre fosforescência, espectroscopia e absorção da luz.Entre suas obras destacam-se: Investigação sobre a fosforescência (1882-1897) e Descobrimento da radiação invisível emitida pelo Urânio (1896-1897).
ATENÇÃO: alunos do 9º ano do OPM/2011 - leiam pág. 206 e 207 do seu livro de Ciências.
Fonte: Wikipedia adaptado para as aulas do Prof. João Angelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário