REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

24 junho 2019

PLÁSTICOS e os IMPACTOS AMBIENTAIS:

Definição química dos PLÁSTICOS: vem do latim "plasticu" = "o que modela"; são materiais que podem ser extrudados, resultando em tubos ou lâminas, ou ser moldados, originando peças de vários tamanhos e formatos para a indústria e também aplicados sob a forma de tinta sobre alguma superfície. O termo extrusão citado acima é a passagem forçada de um metal ou plástico através de um orifício para obter um objeto de forma alongada ou filamentosa.

Polietileno Tereftalato ou Politereftalato de Etileno (PET) ou ainda o Poliéster: transparente e inquebrável o PET é um material extremamente leve. Usado principalmente na fabricação de embalagens de bebidas carbonatadas (refrigerantes), além da indústria alimentícia, está presente também nos setores hospitalares, cosméticos, têxteis, etc...
Características: alta densidade (afunda na água); muito resistente; amolece à baixa temperatura (80ºC); utilizado no Brasil em embalagens de refrigerantes gasosos e começando a ser utilizado em embalagens de óleos vegetais, água mineral, etc... Pode ser preparado a partir do Ácido tereftálico (C8H6O4).

Polietileno de Alta Densidade (PEAD): material leve, inquebrável, rígido e com excelente resistência química. Muito usado em embalagens de produtos para uso domiciliar (detergentes, amaciantes, sacos e sacolas de supermercado, potes, utilidades domésticas, etc...); também em embalagens de óleo, bombonas para produtos químicos, tambores de tinta, peças técnicas, etc...
Características: baixa densidade (flutuam na água); amolecem a baixas temperaturas (120ºC); queimam como vela liberando cheiro de parafina; superfície lisa e "cerosa".
Policloreto de Vinila ou Poliacetato de Vinila (PVC): material transparente, leve, resistente a temperatura e inquebrável. Usado em embalagens para água mineral, óleos comestíveis, etc... Além da indústria alimentícia é muito encontrado nos setores farmacêuticos em bolsas de soro, sangue, material hospitalar, etc... Forte presença no setor de construção civil, principalmente em tubos e esquadrias.
Características: alta densidade (afunda na água); amolece à baixa temperatura (80ºC); queima com grande dificuldade liberando um cheiro acre; é soldável através de solventes (cetonas).
Polietileno de Baixa Densidade (PEBD): material flexível, leve, transparente e impermeável. Por suas qualidades é muito usado em embalagens flexíveis (sacolas e saquinhos para supermercados, leites e iogurtes, sacaria industrial, sacos de lixo, mudas de plantas, plasticultura, embalagens têxteis, etc...).
Características: baixa densidade (flutuam na água); amolecem a baixas temperaturas (85ºC); queimam como vela liberando cheiro de parafina; superfície lisa e "cerosa".
Polipropileno (PP): material rígido, brilhante com capacidade de conservar o aroma e resistente às mudanças de temperatura. Normalmente é encontrado em pecas técnicas, caixas em geral, utilidades domésticas, fios, cabos, etc... Também em potes e embalagens mais resistentes; películas e fibras.
Características: baixa densidade (flutua na água); amolece à baixa temperatura (150ºC); queima como vela liberando cheiro de parafina; filmes quando apertados nas mãos fazem barulho semelhante ao celofane.
Poliestireno (PS): material impermeável, leve, transparente, rígido e brilhante. Usado em potes para iogurtes, sorvetes, doces, pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis, revestimento interno de geladeiras, etc...
Características: alta densidade (afunda na água); quebradiço; amolece a baixas temperaturas (entre 80 a 100ºC); queima relativamente fácil liberando cheiro de “estireno ou poliestireno” (C8H8) = isopor; é afetado por muitos solventes.

Outros Tipos de Plásticos (Outros): neste grupo estão classificados os outros tipos de plásticos, como por exemplo: ABS/SAN, EVA, PA, etc... Normalmente são encontrados em peças técnicas e de engenharia, soldados de calçados, material esportivo, corpos de computadores e telefones, CD's, etc...


Em 2012 passamos a receber em casa envelopes de plástico Oxi-biodegradável com contas de eletricidade da Energisa de Nova Friburgo, este plástico Oxi-biodegradável entra em degradação natural em até 24 meses, favorecendo o Meio Ambiente dos friburguenses.
Em 2019 passamos a usar as sacolas plásticas confeccionadas com mais de 51% de material proveniente de fontes renováveis. Confeccionadas nas cores verde para descarte de resíduos recicláveis e a cinza para outros rejeitos, de modo a auxiliar o consumidor na separação dos resíduos e facilitar a identificação para as respectivas coletas de lixo. Estas sacolas plásticas devem ser mais resistentes, suportando, no mínimo, quatro, sete ou dez quilos.


MATERIAIS    X    TIPOS de PLÁSTICOS:
Baldes, Garrafas de Álcool, Bombonas: PEAD
Condutores para Fios e Cabos Elétricos: PVC, PEBD e PP
Copos de Água Mineral: PP e PS
Copos Descartáveis (café, água, cerveja, etc...), Gabinetes de Aparelhos de Som e TV e Isopor: PS
Embalagens de Massas e Biscoitos: PP e PEBD
Frascos de Detergentes e Produtos de Limpeza: PP, PEAD, PEBD e PVC
Frascos de Xampus e Artigos de Higiene: PEBD, PEAD e PP
A maioria das Garrafas de Água Mineral fabricadas em PVC, existem também em PEAD, PP e PET
Garrafas de Refrigerantes fabricadas em PET, com a base em PEAD, a tampa em PP e retentor em EVA
Lonas Agrícolas: PEBD e PVC
Potes de Margarinas: PP
Sacos: de Adubo (PEBD); de Leite (PEBD); de Lixo (PEBD e PVC); de Ráfia (PP)
Maior parte dos Tubos de Água e Esgoto fabricados em PVC, porém, existem também em PEAD e PP

Nenhum comentário: