REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

07 maio 2010

ESQUADRILHA da FUMAÇA esteve em N. Friburgo no dia 08/5/2010:

Publicado no Jornal A Voz da Serra em 07/5/2010 e sintetizado pelo prof. João Angelo:
Nova Friburgo comemora seu 192º ano em 16 de Maio e os friburguenses ganharam de presente, uma demonstração especial da tradicional Esquadrilha da Fumaça. O evento foi neste Sábado, dia 8, às 14 horas, no campo do Nova Friburgo Futebol Clube (Prado), em Conselheiro Paulino, espaço que serviu como base de apoio à apresentação.
Durante 40 minutos, aproximadamente, foram exibidas 22 manobras com 55 acrobacias, sendo que as mais recentes manobras foram incluídas em Junho de 2008, em comemoração aos 56 anos da Esquadrilha da Fumaça.
As manobras apresentadas foram: looping em formatura V, break, loopings coincidentes, parafuso vertical ascendente, oito cubano, split, panqueca, estol de badalo, loooping com desfolhado descendente, cruzamento simultâneo com 6 aeronaves, meio-lopping com retorno no dorso e formatura espelho com 6 aeronaves (manobra exclusiva da Esquadrilha da Fumaça).
O capitão Alexandre de Carvalho Ribeiro e o suboficial Waldemar Prieto Júnior destacaram que a Esquadrilha da Fumaça não cobra absolutamente nada dos organizadores dos eventos dos quais participa, todos os custos envolvendo manutenção, combustível e pessoal são por conta do Comando da Aeronáutica, cabendo à organização providenciar a infraestrutura de solo, para que o trabalho aconteça com segurança para a equipe e para os visitantes.
Equipe: os pilotos da Esquadrilha da Fumaça são formados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Os pilotos interessados em fazer parte do esquadrão precisam ter, no mínimo, 1.500 horas de voo da AFA, serem voluntários e passar por aprovação de um conselho operacional, composto por todos os oficiais do esquadrão.
Os técnicos altamente especializados, formados na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, São Paulo, são os responsáveis pelas aeronaves. Eles empregam todos os conhecimentos para que a apresentação da esquadrilha seja cercada da maior segurança, tanto que os pilotos os consideram "anjos da guarda", tamanha é a confiança na qualidade de seus trabalhos.

Aeronaves: foram 7 aeronaves do modelo T-27 Tucano que sobrevoaram os céus de Nova Friburgo. O modelo monomotor, com capacidade para 2 ocupantes, é fabricado pela EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e destina-se a missões de treinamentos e ataques. Trata-se do motor Pratt & Whitney PT6A-25C, 750SHP, hélice Hartzell HCB3TN-3C/T10178-8R, tripá, velocidade constante.
Cada aeronave mede 9,86m de comprimento; tem 11,14m de envergadura; 3,40m de altura; bitola de 3,76m e pesa 2.520 quilos. A velocidade máxima é de 525 km/h ao nível do mar; velocidade de cruzeiro de 390 km/h; capacidade do tanque de 517 litros; autonomia de 4h30m e alcance de 950 nm (milhas náuticas).

Veja algumas fotos e charge (publicadas pelo Jornal A Voz da Serra em 11/5/2010) e também fotos registradas pelas minhas alunas Jéssika Tardin da 1004 CEC; Luana Vizzoni Vieira e Rebeca Vieira Boy da 801 OPM:


Um comentário:

Anônimo disse...

pow professor, eu tirei foto dos aviões, só no céu. Serve ?
Rebeca - 801 - O.P.M