REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

20 abril 2016

O ovo, a larva e a pupa do Aedes aegypti.

O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Rafael Freitas fala do inseto Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue e da Febre Amarela, do ponto de vista da saúde pública. Nessas doenças existem três componentes básicos: o mosquito, o vírus e o homem, sendo o mosquito o mais fácil de ser controlado.
As três fases muito diferentes de vida do inseto: o ovo, a fase aquática (com as etapas de larva e pupa) e a fase adulta, em que o mosquito chega a sua forma alada.
A importância da temperatura que pode acelerar o tempo de desenvolvimento do mosquito.
O biólogo Gabriel Sylvestre explica que o Aedes aegypti vive aproximadamente 30 dias em condições normais e que, durante este período, precisa se alimentar. No caso das fêmeas, a alimentação com sangue é necessária como parte do processo de maturação dos ovos (depende da Albumina, conforme dissemos em nossas aulas de Biologia). A cada picada (ou picadura), a fêmea pode sugar até 2 X seu peso em sangue.
O processo de inoculação dos vírus da dengue (den 1, 2, 3 ou 4), que pode acontecer durante a picada, também é explicado durante o módulo.

Nenhum comentário: