REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

01 abril 2024

QUAL O MOTIVO DO DIA DA MENTIRA (1° DE ABRIL)?

1º de Abril
(por: Prof. Dr. João Angelo – via Internet – original de 2000, atualizada em 01/4/2024).
<<<--- no dia 19/5/2024 a Torre Eiffel faz 135 anos.
No séc. XVI na França, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de Março (início da primavera), era uma época de festa e celebração que durava até 1º de Abril. Em 1564, quando o calendário Gregoriano foi introduzido, o Rei Carlos IX decretou que o Ano Novo, deveria ser celebrado no dia 1° de Janeiro. Os mais conservadores se negaram a mudar a festa e continuaram a comemorar no período de 25 de Março à 1º de Abril. Alguns gozadores que aceitaram a mudança faziam travessuras, enviando trotes aos que insistiam com a data antiga. As "vítimas" eram chamadas de "poisson d'avril" ou “peixe de Abril” pois naquela época do ano, o Sol deixa o signo zodiacal de Peixes. Para identificar a pessoa que foi enganada era anexado (colado) um peixe de papelão em suas costas.
Ainda na França, Napoleão Bonaparte recebeu o apelido de "poisson d’avril" quando se casou com Maria Luísa da Áustria, em 1º de Abril de 1810.
Existe outra versão para o 1º de Abril: na cidade de Granada - Espanha, ao fim do domínio árabe, os mouros foram derrotados pelos cruzados cristãos. Apesar disso, eles se trancaram em suas casas fortificadas. Os cristãos pensaram numa maneira de se livrar dos mouros. Contaram aos mouros que poderiam deixar suas casas em segurança, levar somente o indispensável e que eles poderiam zarpar nos navios ancorados no cais. Os muçulmanos, desconfiados, se perguntaram se não era uma armadilha e foram chamados para inspecionar os navios, se convencendo que tudo estava bem. Fizeram seus preparativos para deixar a cidade. No dia seguinte, 1º de Abril, levaram seus pertences e foram para os navios. Depois de saírem, os cristãos saquearam e incendiaram suas casas. Antes que os muçulmanos chegassem aos navios, eles também foram incendiados. Finalmente, os cruzados atacaram e ninguém escapou com vida. Os cruzados festejaram sua vitória durante dias, e esta comemoração se tornou um ritual repetido durante muitos anos.
Também no dia 01/4/0033 que se deu numa 4ª-feira, foi realizada a última ceia de Jesus com seus apóstolos.
O dia da mentira chegou ao Brasil por Pernambuco em 1848 e continuam mentindo muito por aqui até hoje (vide alguns políticos...rs...rs...). Um pensamento muito oportuno de Affonso Romano de Sant’Anna, retrata bem este fato, ele diz: “Mentiram-me ontem e hoje mentem novamente. Mentem de corpo e alma, completamente. E mentem de maneira tão pungente que acho que mentem sinceramente. Mentem, sobretudo, impunemente. (...) E de tanto mentir tão bravamente, constroem um país de mentira - Diariamente!”
Na Roma antiga, a ressurreição do deus Átis era celebrada no dia 1° de Abril com o festival de Hilária, atualmente, o 1° de Abril lá é chamado de "o Dia da Risada Romana".
Na Índia, o dia 1° de Abril, dá início a primavera com o Holi (festival onde os indianos brincam pelas ruas, jogando pó colorido em quem estiver passando).
Como tudo iniciou na França, hoje ela ainda é considerada a "capital da mentira" (veja a ilustração acima da Torre Eiffel). Também sugiu daí a ideia do Walt Disney de criar o "Pinóquio" e de Ziraldo criar o "Menino Maluquinho".

Se você conseguir "ENGANAR" alguém no dia 1º de Abril, de maneira inteligente, conte-nos como foi, no comentário abaixo:



↑↑ Segunda-feira, 1° de Abril de 2024, fez 60 anos que o Jornal O Globo publicou este memorável artigo, que agora faz parte da História, que infelizmente a maior parte dos brasileiros desconhece e pior ainda que se insiste em continuar desconhecendo em face de sua grande aversão à História...


2 comentários:

Anônimo disse...

RENATO(1001)

jah sim!!! fingi que dei dinheiro de verdade pra ele dps ele viu que era falso!!! ele veio me flar pq o dinheiro era falso ai eu falei... caiu caiu caiu primeiro de abriu!!! kkkk

Carolina disse...

por acaso ↨ era a nota de três reais? aehaehaehae, acho que vou pagar as folhas com uma daquelas ;x kkk