REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

13 maio 2014

ÍON de LÍTIO em baterias, etc...

Conforme expliquei em aula recente, a 1ª bateria de Lítio [Z = 3] começou com Gilbert Newton Lewis [*1875 +1946] em 1912, mas somente a partir de 1970 as primeiras baterias de Lítio foram comercializadas. As tentativas de desenvolver baterias recarregáveis de Lítio falharam devido a problemas de segurança. Por causa da instabilidade inerente do Lítio metálico, especialmente durante o carregamento, a pesquisa então mudou seu foco para uma bateria não metálica de Lítio usando íons de Lítio. Embora sua densidade de energia seja ligeiramente inferior à do Lítio metálico, após comprovada a segurança das baterias de íons de Lítio (desde que tomadas determinadas precauções na sua carga e descarga), em 1991, a Sony Corporation comercializou a primeira bateria deste tipo. Na foto ao lado uma bateria de íons de Lítio, Varta, Museum AutovisionAltlußheim, Alemanha.
Cuidados: as baterias de íons de Lítio são facilmente corrompidas, inflamáveis e podem até explodir em altas temperaturas. Não a deixe exposta diretamente à luz do Sol; não abra a embalagem e não provoque curto-circuito pois a bateria pode inflamar. O uso do aparelho enquanto a bateria esta em carregamento também causa aquecimento da mesma.


 As baterias de íons de Lítio são recarregáveis e muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis (celulares; iPods; laptops; etc..). Armazenam o dobro de energia do que uma bateria de hidreto metálico de Níquel (ou NiMH) e três vezes mais que uma bateria de Níquel Cádmio (ou NiCd). Outra vantagem da bateria de íons de Lítio é a ausência do "efeito memória" (não vicia), ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrário da bateria de NiCd.

Nenhum comentário: