REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

22 maio 2014

GEÓRGIOS PAPANICOLAOU (Γεώργιος Παπανικολάου) [*13/5/1883 + 19/02/1962]

Geórgios Papanicolaou, em grego Γεώργιος Παπανικολάου (Kymi, Eubeia *13/5/1883 - +Nova Jérsei 19/02/1962) foi médico e pioneiro no estudo da citologia ("pai da citopatologia") e na detecção precoce de câncer. Criou o teste Papanicolau, exame ginecológico de citologia cervical, para detectar precocemente tumores cancerosos na vagina e colo do útero. Este exame deve ser realizado em mulheres com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Após três exames anuais consecutivos normais, o teste de Papanicolau pode ser realizado com menor frequência, podendo ser, em mulheres de baixo risco, até a cada três anos, de acordo com a análise do médico, porém mulheres com pelo menos um fator de risco para câncer do colo uterino devem continuar se submetendo ao exame anual.
Consiste basicamente na coleta de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina microscópica e analisado (num microscópio) por um citopatologista (um biomédico, farmacêutico, bioquímico...). 
O procedimento é citológico, examinando a morfologia das células da mucosa do colo do útero, analisando alterações nas células cervicais (displasia cervical). A displasia que se desenvolve, deve-se a uma infecção causada pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) que altera de tal forma as células que se podem formar tumores benignos ou mesmo malignos. Atualmente uma vacina é oferecida nos consultórios particulares, na maior parte da América Latina, EUA e Europa, a exemplo da vacinação ocorrida em Março de 2014 nas escolas públicas (exemplo o CEC em Nova Friburgo).
Em Portugal, a vacina já faz parte do Plano Nacional de vacinação, sendo fornecido a todas as crianças do sexo feminino quando atingem os 13 anos. A vacina é do tipo quadrivalente (tipos 6,11,16 e 18), abrangendo os isotipos HPV alto risco para cancro cervical. O exame de Papanicolau também pode diagnosticar DSTs (como o Condiloma - afecção que pode levar a uma doença maligna).
O teste é um exame de triagem, não define diagnósticos definitivos, mas levanta suspeitas, que poderão ser confirmadas por outros métodos atuais.
O exame citológico é simples, normalmente indolor e é oferecido gratuitamente pelo sistema público de saúde brasileiro e também em todas as faculdades de Medicina do Brasil, apesar de algumas mulheres ainda não se submeterem por medo, desinformação ou vergonha.
Por suas contribuições para a ciência médica, Geórgios Papanicolaou foi reconhecido com o Prêmio Lasker2 , em 1950.
Fonte: Wikipédia 2014 modificado por João Angelo.

Nenhum comentário: