São através dos momentos mais tristes que vivenciamos experiências compensadoras. Que o diga todos aqueles que sobreviveram à tragédia de 12 de janeiro de 2011. Se naquele momento vivemos o sentimento de abandono e tristeza, com o passar do tempo verificamos que todos aqueles momentos serviram para nos ensinar algo, principalmente no que se refere a reinventar uma nova maneira de viver.
É gratificante saber que uma criança de oito anos tenha se preocupado com a situação ecológica da cidade e sensibilizada participe de um concurso internacional e invista o prêmio em mudas de plantas.
Foi assim com a aluna Amanda Fernandes Bertolli, 8 anos, do 3° ano do ensino fundamental do Colégio Anchieta. Enquanto estava em casa assistindo televisão, ela viu num canal da Disney um concurso de um site internacional denominado “Ajudando o Mundo”, cujo vencedor ganharia um prêmio de mil dólares.
Ela e mais centenas de crianças de toda América Latina se inscreveram. E Amanda foi a vencedora. Recebeu o prêmio e comprou 230 mudas de várias plantas, que evitam deslizamentos de encostas. “Eu assisti à TV, me inscrevi no site e ganhei o dinheiro. Comprei mudas para reflorestar a nossa cidade e ajudar a evitar deslizamentos”, disse a aluna.
As 230 mudas que chegaram ao Colégio Anchieta:
Espinheira-santa: Maytenus ilicifolia;
Fedegoso: Senna pendula;
Goiaba branca ou vermelha: Psidium guajara;
Ypê amarelo: Handroanthus ochracea;
Ypê roxo: Handroanthus heptaphyllus;
Manacá-da-serra: Tibouchina mutabilis;
Pata-de-vaca: Bauhimia forficata;
Pitangueira: Eugenia uniflora;
Quaresmeira: Tibouchina granulosa;
No Dia da Árvore, 21 de Setembro de 2012, alunos, professores e funcionários do colégio se reuniram com o diretor acadêmico Luiz Alberto Boing (Lula) para iniciar o plantio das árvores.
Assim deu-se início ao projeto Ajudando o Mundo em Nova Friburgo sendo plantadas duas mudas de ypê amarelo, simbolicamente. Em virtude da seca, as outras ficarão com o jardineiro Nelson Cazuza dos Santos, que vai prepará-las para serem plantadas por Amanda e as crianças da turma, provavelmente no início de novembro.
Inicialmente, Amanda e Lula plantaram uma muda de ypê amarelo e em seguida o aluno Marcelo Luiz Ventura, de 9 anos, do 4° ano do ensino fundamental, sorteado para representar a classe, plantou uma muda de ypê roxo.
Foi uma grande festa. Alunos, professores e funcionários se reuniram na entrada principal do Colégio Anchieta e, ao lado do diretor Lula, deram seguimento à cerimônia. “Eu gostei da ideia. Nós precisamos preservar a natureza e impedir que outras enchentes aconteçam”, disse Marcelo Ventura.
Um dos grandes incentivadores da criatividade dos alunos, Lula definiu o momento: “Fico entusiasmado com estas iniciativas. Partindo de uma criança de oito anos, isso é fundamental para a formação da personalidade das crianças. Esse concurso que ela ganhou é importante porque já cria na mentalidade dela o sentimento de responsabilidade”, finalizou.
A alegria também tomou conta das professoras Mayla Dias de Araújo, Márcia Sarno Machado e as coordenadoras Ana Claudia Cordeiro Dias e Neila das Graças Mafort.
Alunos do 3° e 4° ano presenciaram a cerimônia
A alegria de Amanda e Marcelo
Fonte: A Voz da Serra de 26/9/2012 - com adaptações e observações científicas do Prof. João Angelo para as aulas de Biologia e Ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário