REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLII) 2025 ou 5786
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

01 abril 2013

Reciclar METAIS - SUSTENTABILIDADE do CEC - 2013:
Obs: em GRUPOS de no máximo 4 ALUNOS:

Necessário:
1°) Antes de mais nada é necessário Ler e Estudar bastante os seguintes temas e páginas citadas a seguir do seu Livro de Química:
a) Consumismo: o mal do século XXI - páginas 10 até 13;
b) Materiais e separação - páginas 46 até 53;
c) Lixo - tratamento - páginas 70 até 75;
d) Consumo sustentável - páginas 97 até 104 (esta página é importante!!!);
e) Papel; Plástico; Vidro; Metal - páginas: 48; 51; 52; 74; 94; 191.
2º) Agora monte seu grupo (máximo 4 componentes) e escolha seu tema dentre estes citados no 1º ítem acima.
3°) Inscreva seu grupo por aqui (em "comentários" - lá em baixo no rodapé...) com Nome completo, n° e turma, data de nascimento (dia/mês/ano), endereço de e-mail, de cada um dos componentes do grupo. Comece a desenvolver seu projeto !!!
Premiação:
Entre outros prêmios a serem divulgados, tem nota nos bimestres, etc...

Os METAIS são materiais de elevada durabilidade, resistência mecânica e facilidade de conformação, sendo muito utilizados em equipamentos, estruturas e embalagens em geral.
Quanto à sua composição, os metais são classificados em dois grande grupos: os ferrosos (compostos basicamente de ferro e aço) e os não-ferrosos. Essa divisão justifica-se pela grande predominância do uso dos metais à base de Ferro, principalmente o Aço (que é uma liga metálica = como explicamos em aula).
Entre os metais não-ferrosos, destacam-se o Alumínio, o Cobre e suas ligas metálicas  (como Latão e o Bronze = que explicamos em aula...), o Chumbo, o Níquel e o Zinco. Os dois últimos, juntos como o Cromo e o Estanho, são mais empregados na forma de ligas com outros metais, ou como revestimento depositado sobre metais, como, por exemplo, o Aço.
A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fase de redução do Minério a Metal (veja apostila de Minérios anexada ao seu caderno). Essa fase envolve um alto consumo de energia, e requer transporte de grandes volumes de minério e instalações caras, destinadas à produção em grande escala.
Embora seja maior o interesse na reciclagem de metais não-ferrosos, devido ao maior valor de usa sucata, é muito grande a procura pela sucata de ferro e de aço, inclusive pelas usinas siderúrgicas e fundições.
A sucata é matéria-prima das empresas produtoras de aço que não contam como o processo de redução, e que são responsáveis por cerca de 20% da produção nacional de aço. A sucata representa cerca de 40% do total de Aço consumido no Brasil, valor próximo aos de outros países, como os EUA, onde atinge 50% do total da produção. Ressalta-se que o Brasil exporta cerca de 40% da sua produção de aço.
É importante, ainda, observar que a sucata pode, sem maiores problemas, ser reciclada mesmo quando enferrujada. Sua reciclagem é também facilitada pela sua simples identificação e separação, principalmente no caso da sucata ferrosa, em que se empregam eletroímãs, devido às suas propriedades magnéticas. Através deste processo é possível retirar até 90% do metal ferroso existente no lixo (IBS, 1994).

Tipos de metais recicláveis:
* Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, etc) e aço (latas de sardinha, molhos, óleo, etc...)
* Arames, pregos, parafusos
* Fios de metal
* Tampas de metal
* Tubos de pasta
* Panelas sem cabo
* Chapas de metal
* Objetos de alumínio (janelas, portas, portões, etc)
* Fios e objetos de cobre;
* Ferragens
* Canos de metal
* Molduras de quadros
* Tampinhas de garrafa
* Tampas metálicas de potes de iogurtes, margarinas, queijos, etc
* Papel alumínio

Nenhum comentário: