REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLII) 2025 ou 5786
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

30 março 2013

ALBERT EINSTEIN (*14/3/1879 +18/4/1955):


Homenageado na Tabela Periódica com o elemento Es (Z = 99) - Einsteinio ou Einstênio.
Realizações de Albert Einstein:
* Concluiu a Teoria da Relatividade Geral, formulando a equação física: E = m . c2 (veja foto ao lado na escultura da Alemanha); ou seja, Energia = massa vezes a velocidade da luz ao quadrado.
**  Avisou as autoridades dos EUA (ao Pres. Roosevelt naquela época)  sobre os perigos do uso da energia nuclear para fins de guerra e o perigo que a humanidade corria com o uso de bombas nucleares. Ele disse: "Minha responsabilidade na questão da bomba atômica se limita a uma única intervenção: escrevi uma carta ao Presidente Roosevelt. Eu sabia ser necessária e urgente a organização de experiências de grande envergadura para o estudo e a realização da bomba atômica. E o disse. Conhecia também o risco universal causado pela descoberta da bomba. Mas os sábios alemães se encarniçavam sobre o mesmo problema e tinham todas as chances de resolvê-lo. Assumi portanto minhas responsabilidades. E no entanto sou apaixonadamente um pacifista e minha maneira de ver não é diferente diante da mortandade em tempo de paz. Já que as nações não se resolvem a suprimir a guerra por uma ação conjunta, já que não superam os conflitos por uma arbitragem pacífica e não baseiam seu direito sobre a lei, elas se vêem inexoravelmente obrigadas a preparar a guerra. Participando da corrida geral dos armamentos e não querendo perder, concebem e executam os planos mais detestáveis. Precipitam-se para a guerra. Mas hoje, a guerra se chama o aniquilamento da humanidade. Protestar hoje contra os armamentos não quer dizer nada e não muda nada. Só a supressão definitiva do risco universal da guerra dá sentido e oportunidade à sobrevivência do mundo. Daqui em diante, eis nosso labor cotidiano e nossa inabalável decisão: lutar contra a raiz do mal e não contra os efeitos. O homem aceita lucidamente esta exigência. Que importa que seja acusado de anti-social ou de utópico? Gandhi encarna o maior gênio político de nossa civilização. Definiu o sentido concreto de uma política e soube encontrar em cada homem um inesgotável heroísmo quando descobre um objetivo e um valor para sua ação. A Índia, hoje livre, prova a justeza de seu testemunho. Ora, o poder material, em aparência invencível, do Império Britânico foi submergido por uma vontade inspirada por ideias simples e claras".

***  Esteve no Brasil em Março e também em Maio de 1925 (ou seja, por duas vezes seguidas...até dia 12 de Maio) fazendo conferências científicas, visitando universidades e instituições de pesquisas, como o Instituto Oswaldo Cruz (foto ao lado...no centro Carlos Chagas e Albert Einstein); Museu Nacional; Academia Brasileira de Ciências; etc... Ficou hospedado no Hotel Glória no Rio de Janeiro (uma curiosidade é que ele gostou de goiaba que era servida no café da manhã neste hotel), onde foi recebido por jornalistas, cientistas e membros da comunidade judaica; visitou o Jardim Botânico, Pão de Açúcar, Floresta da Tijuca do Rio de Janeiro. Nesta época disse (ou escreveu ?! Há dúvidas...) ao jornalista Assis Chateaubriand: -"O problema que minha mente formulou, foi respondido pelo luminoso céu do Brasil".
Tal afirmação dizia respeito a uma observação do eclipse solar que ocorreu em 29 de Maio de 1919 na cidade de Sobral (Ceará) feita por uma equipe de cientistas ingleses (liderada por Sir Arthur Stanley Eddington), que buscava vestígios que pudessem comprovar a Teoria da Relatividade (até 1925 uma mera especulação). Apesar de Albert Einstein não ter vindo a cidade de Sobral no dia 29/5/1919, a equipe inglesa que aqui esteve, acabou contribuindo com a Teoria da Relatividade de A. Einstein, que mais tarde confirmou (a exemplo desta frase - citada acima - dita ao jornalista Assis Chateaubriand...) sua Teoria.
<< foto do monumento em homenagem a este fato na cidade de Sobral.

A Carta Original de Albert Einstein em Junho de 1939 ao empresário Hyman Zinn (em Nova York), elogiando-o por ajudar os judeus foragidos das perseguições nazistas na Alemanha de Adolf Hitler. A carta mostra a preocupação de A. Einstein com os judeus e a ascensão do nazismo:

A carta acima escrita à máquina, em papel timbrado da Universidade de Princeton, com o selo original e datada de 10 de Junho de 1939, nela Einstein, que fugiu da Alemanha para os EUA quando Hitler chegou ao poder em 1933, dizia que os judeus deviam ajudar uns aos outros como já faziam há gerações.
"Deve ser uma fonte de profunda satisfação para você estar fazendo uma contribuição tão importante para resgatar nossos companheiros judeus perseguidos de seu calamitoso perigo e conduzindo-os para um futuro melhor", escreveu Einstein.
"O poder da resistência que permitiu ao povo judeu sobreviver durante milhares de anos se baseou, em grande medida, na tradição da ajuda mútua", diz Einstein.
"Nestes anos de angústia, nossa disposição de ajudar uns aos outros está sendo à prova de maneira especialmente severa. Podemos suportar esta prova, assim como fizeram nossos pais antes de nós", acrescentou.
E conclui: "Não temos outro meio de autodefesa além de nossa solidariedade e nosso conhecimento de que a causa pela qual estamos sofrendo é uma causa transcendental e sagrada".

Algumas de suas frases:
"Se eu não fosse físico, seria provavelmente músico".
“A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa a emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e de toda arte”.
 “Não sei como seria travada a terceira guerra mundial, mas certamente a quarta seria disputada com paus e pedras”. Esta frase está citada na abertura do filme - O Dia Seguinte (The day after) (da HVC de 1983, com 126min. que eu sugiro que você assita - disponível em locadoras de vídeos).
"A imaginação é mais importante que o conhecimento".
"A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar".
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
"A tradição é a personalidade dos imbecis".
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade".
"O nacionalismo é uma doença infantil; é o sarampo da humanidade".
"O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior".
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".
"Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade".
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada".
"Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu".
"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado".
"Nenhum cientista pensa com fórmulas".
"Nenhum homem realmente produtivo pensa como se estivesse escrevendo uma dissertação".
"Quero conhecer os pensamentos de Deus... O resto é detalhe".
"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia".
"Deus não joga aos dados".
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta".
"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal".
"O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida".
"A religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica".
"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente".

Israel construirá museu sobre a vida de Albert Einstein - Antes de falecer, o físico judeu doou seus documentos à Universidade Hebraica de Jerusalém. O investimento será de mais de 200 mil euros.
O governo acredita que o local se tornará um novo ponto turístico e cultural do país. Informações de Maio de 2012.

Nenhum comentário: