O novo veículo-robô da Nasa enviado a Marte para analisar a probabilidade de o planeta abrigar vida, ficou no Centro Espacial Kennedy, de onde foi lançado em Novembro de 2011, para 8 meses de voo, numa distância de 566 milhões de quilômetros da Terra.
Chamado Curiosity ("curiosidade", em inglês) e orçado em US$ 2,5 bilhões, o robô chegou em Junho de 2011 ao centro espacial acompanhado de um intrincado equipamento de pouso, que foi usado quando o veículo tocou a superfície do planeta Marte, depois de atravessar por cerca de 7 minutos a atmosfera marciana em 06 de Agosto de 2012, às 2 horas e 33 minutos da madrugada (horário de Brasília), descendo suavemente, o jipe-robô explorador pousou na Cratera Gale, ao sul do equador marciano, onde irá explorá-la e também a montanha vizinha de aproximadamente 5 mil metros de altura.
O Curiosity possui muito mais instrumentos e é cerca de 4 vezes maior do que os últimos veículos da Nasa enviados a Marte, os robôs Spirit e Opportunity, que chegaram ao planeta em 2004 para uma missão de, originalmente, três meses.
Sete anos depois, em 2011, o Spirit não estava mais trabalhando, mas o Opportunity permanece ainda operacional. O principal objetivo da missão desses veículos era buscar sinais da existência passada de água em Marte.
Maior e mais completo, o novo veículo - Curiosity - busca responder uma questão mais complicada: o planeta vermelho tem, ou já teve, as condições para o surgimento de vida microbiana?
O veículo é projetado para ficar pelo menos um ano marciano - o equivalente a quase dois anos terrestres - pesquisando esta questão, numa área previamente determinada.
Problemas no desenvolvimento do sistema de pouso forçaram a Nasa a perder a data prevista originalmente para o lançamento (em 2009, quando havia um alinhamento entre a Terra e Marte favorável à viagem interplanetária) e acrescentar US$ 800 milhões ao projeto. A Nasa garante, no entanto, que os problemas foram solucionados.
A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) fez imagens da descida do jipe-robô Curiosity em Marte. A fotografia abaixo, feita com a câmera de alta resolução da nave, mostra o laboratório móvel voando pela atmosfera marciana com a ajuda de paraquedas:
Fonte: O Globo on line e Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário