REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

16 julho 2011

Depois da "TSUNAMI CELESTIAL" sobre NOVA FRIBURGO em 2011...

VEJA aqui as listas: de ABRIGOS, de ÓBITOS e DESAPARECIDOS e NOTÍCIAS de FRIBURGO e REGIÃO... VEJA NO ÍNDICE A DIREITA >>>

Agradecimentos:
* obrigado ao "velho" amigo de meu pai (Waldemar Martignoni Teixeira) o Autor de 7 livros, Tenor e Eng° Descartes de Souza Teixeira [na foto abaixo a direita], sua esposa Letícia, aos irmãos de sua Igreja e Maçonaria de São Paulo - ARLS Quintino Bocaiúva 10 [na pessoa de Claudir Neves Sinval - secretário da Loja Maçônica], que sensibilizados com a tragédia em Friburgo, se deslocaram de São Paulo para cá (nos dias 05/02/2011, 19 e 20/3/2011), juntamente com o simpático motorista Daniel Pereira Santos com um caminhão, trazendo aproximadamente 2 t. de donativos (fraldas geriátricas e infantis; luvas cirúrgicas e máscaras; muitos materiais de limpeza e higiene pessoal; roupas; alimentos; etc...) além da sincera amizade de mais de 40 anos e carinho do exemplar casal (supracitado...) que fizeram com meu pai e familiares, quando por aqui moravam.
O Arquiteto do Universo encaminha anjos!!!

* obrigado ao meu amigo médico Dr. Jaime Zonis e a Federação Brasileira de Homeopatia
(Utilidade Pública – Decreto Federal 32334 de 26-2-1953 / Inscrita no CGC sob nº 34023226/0001-20 / 
End: Largo de São Francisco, 26 – gr. 1705 – P. – CEP: 20051-070 Rio de Janeiro – Brasil – Tel/Fax: +55 (21) 2509-2138 / Ambulatório: Rua 7 de Setembro, 209/1º andar, tel: 2252-8248 / e-mail: contato@homeopatiabrasil.org.br / http://www.homeopatiabrasil.org.br/ ) por este evento realizado no dia 12/02/2011:

SOS - REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO -WORK SHOP
DOENÇAS FISICAS E MENTAIS DECORRENTES DE CATASTROFES: POSSIBILIDADES DA HOMEOPATIA

A Federação Brasileira de Homeopatia objetiva a divulgação construtiva das possibilidades que a HOMEOPATIA oferece aos seres que sofreram, sofrem e poderão vir a sofrer consequências e sequelas desta catástrofe de proporções inimagináveis.
Nosso interesse é congregar os colegas da região serrana junto aos outros colegas de todas as regiões do Brasil para estabelecer uma visão simplificada das principais patologias de ordem psíquica e física que estão atingindo os habitantes e parentes destas pessoas da região serrana e a aplicação segura de medicamentos homeopáticos.
PROGRAMA:
Os sintomas de sofrimento mental >> O TRAUMA, O RESSENTIMENTO, A INDIGNAÇÃO, A REVOLTA, O LUTO, O DESESPERO.
Os sintomas de sofrimento físico >> APARELHO RESPIRATÓRIO, MUCOSAS OCULARES, GASTROENTERITE, EPIDEMIAS: CÓLERA, LEPTOSPIROSE


LOCAL: HOSPITAL FEDERAL DA LAGOA, Rio de Janeiro
PREÇO: 2 Kg de ALIMENTOS e 1 BRINQUEDO, que serão entregues aos colegas da região serrana para distribuição in loco.
INCRIÇÕES: contato@homeopatiabrasil.org.br Tel: + 55 (21) 2509-2138 com Sra. Delfina

*obrigado ao jornalista Chico Alves [a minha direita na foto], a fotógrafa Daniella Lacorso [a minha esquerda na foto] e o motorista Marcelo Araújo da Revista Isto É, que estiveram comigo em 18/01/2011 na Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros em Nova Friburgo/RJ, entre outros, fotografando os estragos na casa de dona Siloé Teixeira, também o "comboio" do templo Testemunhas de Jeová (na mesma rua...), além de visitarmos o CIEP de Olaria com os desabrigados, o GPH no Cônego e a Ig. Sta. Edwigwes no Parque São Clemente divulgando comigo a lista dos Abrigos em Friburgo. Veja a Revista ISTO É de 19 JAN/2011 - Ano 35 - N° 2149.
* Ao amigo e médico Dr. Antônio Sérgio [a direita da fotógrafa Daniela Lacorso - da Isto É na foto] com sua simpatia ajudando as vítimas e desabrigados no CIEP de Olaria.




* A amiga e médica Dra. Cecília Tróia [a esquerda na foto comigo] sempre alegre e organizada, ajudando as vítimas no GPH do Cônego. A Dra. Cecília e sua equipe redirecionaram grande parte dos donativos para a Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, onde se espera atingir diretamente os necessitados.
Concordamos (Dra. Cecília e eu...) que esteja "faltando um pouco de logística" quanto ao fato da distribuição, principalmente de roupas para as vítimas. Deveria haver uma "central de distribuição" para que, oportunamente, quando as vítimas e desabrigados começarem a receber o "aluguel social", uma vez indo para os seus destinos (e muitos também desempregados...), possam recorrer aos donativos estocados de forma "mais organizada", a fim de suprir suas reais carências. Isto é uma crítica construtiva que estamos tentando alertar!!!
* O ônibus da Justiça Itinerante, polícia civil e meu carro (Escort) em frente ao IENF - cedido para a identificação da vítimas fatais. O Conselho Tutelar está no IENF, na Pç. Demerval Barbosa Moreira, onde também funcionam emergencialmente a Defensoria e o Ministério Público. Tel. + 55 (22) 2525-9209.
* Unidade móvel do SUIPA - programa de assistência veterinária - estacionada dentro do Forum.

 * A barreira que atravessou a pista de 3 faixas, numa das entradas do NUR (no Forum de Friburgo).
* As montanhas de Fribugo "rasgadas" pelas chuvas (no alto a direita o Morro da Cruz atrás do Col. Anchieta e a esquerda virou uma cascata onde era o teleférico).






* Somente este "Jipão" da Marinha para passar na lama profunda das enchentes; nesta foto, o prestativo amigo Vilela (da Marinha), meu sobrinho de 6 anos - João Vicente Teixeira Guerra e eu (João Angelo) no final dos trabalhos do dia 19/01/2011.





* Final de mais um dia de trabalho (18h do dia 19/01/2011 depois de vários voos...); no helicóptero da Marinha ao fundo João Angelo, dentro da aeronave sentado com colete amarelo o pequeno João Vicente Teixeira Guerra (sobrinho/afilhado de João Angelo) e o amigo Sargento Marcius Wanderley Angelo Santos (muito educado, simpático e prestativo. Parabéns amigo!!! Friburgo lhe agradece!!!).


 
 
*  O Piloto da aeronave da PM, João Vicente (meu afilhado) e o Adv. Vicente de Paula Guerra (meu cunhado) no campo do Friburguense (parada para abastecer o helicóptero).


 
 
 
 
 

 * Dia 20/01/2011 a "bruxa estava solta"... entre outros acidentes, o helicóptero do Exército por pouso forçado com muita habilidade do piloto que conseguiu "aliviar a queda" num monte de esterco em Campo do Coelho. Felizmente os cinco que estavam na aeronave estão bem. (fotos cedidas pelo O Dia e O Globo).
 
 

 












* Dia 22/01/2011 a Unimed de Volta Redonda enviou para cá o helicóptero da Unimed modelo esquilo AS350B2, fazendo várias viagens para trazer medicamentos para a unidade de saúde de Friburgo e donativos para o município. Foto: A Voz da Serra.
* Prédio onde morava minha amiga Dra. Ana Lúcia Moraes (odontóloga):

* A esquerda minha esposa e a direita a Diretora Elizete Luquez Lima [elizluquez@yahoo.com.br] da E. M. Herminia S. Condack em Campo do Coelho (um dos distritos mais castigados nesta enchente), nesta escola ficaram os corpos das vítimas daquela região, devido ao isolamento inicial, quando só se chegava de helicóptero para o socorro dos moradores da região.
Depois da retirada da lama na Igreja do Suspiro:

E quando pensávamos que tudo acabou, em 28 de Fevereiro às 17 horas veio mais chuva e lama e novamente... mais trabalho (veja as 3 fotos a seguir):


Veja algumas fotos dos pontos trágicos e ainda com perigo:



Bairro Vilage (perto do Col. Ext. Sta. Ignês).


Bairro Tingly.


Bairro Jardim Califórnia.
Bairro Duas Pedras (pela lateral direita da Igreja S. Pedro e S. Paulo):
E novamente pensávamos que as "águas de março fechariam o verão", acabou "abrindo o outono", em 26 e 27 de Março às 15 horas, veio mais chuva e lama e novamente... mais trabalho (veja as 2 fotos a seguir - na 1ª foto o prédio em Duas Pedras já condenado pela defesa civil e na 2ª foto a queda da casa depois da chuva):



DOAÇÕES PARA AS VÍTIMAS DA ENCHENTE DE 2011, NA IGREJA SANTA EDWIGESRua Domingos Miranda - tel: +55 (22) 2526-7038 - N. Friburgo/RJ (no Vale dos Pinheiros e Parque São Clemente), está precisando de:
Feijão; Café; Óleo; Fraldas Geriátricas e mais pessoas alegres (como estas das fotos abaixo) para trabalhar !!!



Juntem-se a este grupo !!! Lá, tenho ex-alunos, ajudando na equipe.

ABRIGOS EM FRIBURGO - atualizado em 28/02/2011 às 2h (por João Angelo):
Igreja Católica do Parque das Flores
Rua Rufino Siqueira, casa 1 , Pq. das Flores
Quadra da escola dos Alunos do Samba
Paróquia Santa Terezinha - Conselheiro Paulino
Igreja Sara Nossa Terra - Lot. São Jorge - 5° Ig. Assembleia de Deus
Igreja Assembleia de Deus de Três Irmãos
Igreja Assembleia de Deus - Alto do Floresta
Igreja Batista Nacional Novo Amanhecer - São Geraldo
Igreja Assembleia de Deus Central - Lot. Sta. Bernadete - São Geraldo
Assembleia de Deus Central - Tingly
Igreja Assembleia de Deus Central
Creche Municipal do Lazareto
Paróquia São Cristóvão
Igreja Evangélica Celeiro Santo - Avenida dos Ferroviários
Igreja Assembleia de Deus de Três Irmãos
Paróquia Sta. Terezinha - Conselheiro Paulino
Igreja Sara Nossa Terra - Conselheiro Paulino
Igreja Testemunha de Jeová - Conselheiro Paulino
Prédio em construção no Parque Maria Tereza
Vale do cedro no Stucky
Igreja N. Sra. de Fátima
Aldair de Castro Fausto - Rio Grande de Cima
CIEP de Olaria
Creche São Geraldo
Condomínio Vale da Montanha
SEF (Sociedade Esportiva Friburguense) - Centro
Igreja Batista de Campo do Coelho
Oficina Escola de Artes
Escola Est. de Riograndina
Ginásio Helena Deccache (Friburguense)

 
Em repúdio a Revista Veja, edição 2200, ano 44, nº 03, de 19 de janeiro de 2011:

Fonte: SECOM - Prefeitura de Nova Friburgo
O Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a OAB/RJ, por sua 9ª subseção, o município de Nova Friburgo, o diretor do IML-AP/RJ e o delegado de polícia titular de Nova Friburgo, vêm apresentar nota conjunta repudiando a matéria publicada na Revista Veja, edição 2200, ano 44, nº 03, de 19 de janeiro de 2011, em especial, o conteúdo do último parágrafo de fls. 54 até o primeiro parágrafo de fls. 56, em razão de seu conteúdo totalmente inverídico, conforme será esclarecido a seguir:

1) Inicialmente, cumpre esclarecer que em momento algum os corpos da vítimas fatais ficaram sobrepostos uns sobre os outros no Instituto de Educação de Nova Friburgo, local em que foi montado um posto provisório do IML, em razão da catástrofe que assolou toda esta região, mas sim acomodados separadamente lado a lado no ginásio do Instituto;
2) O acesso ao referido Instituto foi limitado às autoridades públicas e aos integrantes das Instituições inicialmente referidas, sendo certo que o ingresso dos familiares no local para a realização de reconhecimento somente foi permitido após autorização de um dos integrantes das mencionadas instituições e na companhia permanente do mesmo;
3) A liberação dos corpos para sepultamento somente foi autorizada após o devido reconhecimento efetuado por um familiar, sendo totalmente falsa a afirmação de que “ao identificar um conhecido, bastava levá-lo embora, sem a necessidade de comprovar o parentesco”. Frise-se, que mesmo com o reconhecimento, foi realizado posteriormente procedimento de identificação pelos peritos da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, bem como de outros cedidos pela Polícia Civil de São Paulo, pela Polícia Federal e pelo Exercito Brasileiro, estes por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a análise da impressão digital, do exame de arcada dentária e exame de DNA;
4) Ademais, cada um dos falecidos foi colocado em uma urna e sepultado individualmente, não existindo qualquer tipo de sepultamento coletivo, mas sim vários sepultamentos individuas e simultâneos no mesmo cemitério;
5) Em meio a infeliz perda de 371 vidas, somente neste Município de Nova Friburgo (até presente momento) é importante registrar que houve apenas 03 (três) casos de divergência dos reconhecimentos feitos pelos parentes, os quais estão sendo devidamente esclarecidos pelos peritos do IML/Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, através do exame das impressões digitais, das arcadas dentárias e do exame de DNA.
Assim, ao contrário do que a narrativa contida na matéria publicada leva o leitor a concluir, não houve uma feira livre na busca e no sepultamento de corpos, mas ao contrário, um trabalho sério realizado por profissionais exemplares, dedicados e comprometidos em minimizar, naquilo em que era possível, o sofrimento da população local, e ainda preservar, dentro das possibilidades existentes, a ordem e a saúde pública.

Aliás, o respeito pelas famílias e pelos corpos dos cidadãos falecidos não permitiria que os mesmos fossem tratados pelas autoridades da maneira descrita pelas jornalistas.
Assim, é com extremo pesar, que em meio a um evento trágico e que entristeceu a todos, tenhamos que vir a público repudiar as inverdades publicadas, de cunho meramente sensacionalista, a fim de evitar que o desserviço gerado pela matéria venha a causar mais prejuízo, sofrimento e comoção aos familiares das vítimas e a toda nossa comunidade.


Nova Friburgo, 21 de janeiro de 2011.

Paulo Vagner Guimarães Pena
Juiz de Direito
Dirigente do Fórum e do 9º NUR-N. Friburgo Matrícula 21.121


Fernando Luis G. de Moraes
Juiz de Direito Matrícula 29.813

Gustavo Henrique Nascimento Silva
Juiz de Direito Matrícula 27.318


Hédel Nara Ramos Jr.
Promotor de Justiça
Coordenador Regional do Ministério Público Matrícula 1.287/MPRJ

Dermeval Barboza Moreira Neto - Prefeito de Nova Friburgo

Marcelo Barucke
Defensor Público
Coordenador Regional da Defensoria Pública Matrícula nº 817.882-4

Carlos André Rodrigues Pedrazzi
Advogado – OAB/RJ nº 59820 - Presidente da 9ª Subseção da OAB/RJ

Rômulo Luiz de Aquino Colly
Advogado – OAB/RJ nº 110.995 - Vice-Presidente da 9ª Subseção da OAB/RJ

Sérgio Simonsen
Perito Legista - Diretor do IML-AP/RJ  - Matrícula 872.246-4

José Pedro Costa da Silva
Delegado de Polícia de Nova Friburgo - Matrícula 823.230-8

Nenhum comentário: