REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

24 agosto 2018

GRUPOS ou COLUNAS (antigamente = FAMÍLIAS) da TABELA QUÍMICA - 2019:

Observe bem esta Tabela Química abaixo (atualizada - 2014) e leia a seguir o resumo e explicações de nossas últimas aulas, sobre os 18 Grupos ou 18 Colunas (antigamente Famílias) da mesma:
Conforme dissemos, durante minhas explicações nas aulas, a TP ou TQ tem 18 Grupos ou 18 Colunas [antigamente chamadas de Famílias] (conforme numeração no topo da tabela acima, no retângulo da IUPAC...).
Peguei como exemplo a Coluna ou Grupo 1 (siga a seta vermelha acima e a esquerda...apontando para baixo) onde destacamos do elemento Lítio até o Frâncio na Linha Vertical supracitada abaixo do Hidrogênio (que é um elemento caracterizado por seu único elétron e seu único próton, não contendo nêutron).
a) Antigamente os Grupos ou as Colunas eram numeradas por algarismos e letras (exemplo: 1A, 2B, etc...não é mais assim!!!). Pode ser que você ainda encontre livros, apostilas e professores que ainda expliquem desta forma desatualizada. Siga a orientação atual - 2019 - (conforme minhas explicações)!!!
b) Numa Coluna ou Grupo o Número Atômico (Z = n° de prótons = cargas positivas) cresce de cima para baixo (observe que o Lítio é 3 e o Frâncio é 87).
c) A Coluna 1 é o grupo dos Metais Alcalinos (do grego - significa "cinzas de plantas" devido ao fato de encontrarmos nas cinzas das plantas o Carbonato de Sódio e de Potássio).
d) A Coluna 2 é o grupo dos Metais Alcalinoterrosos (os Alquimistas chamavam de terra as substâncias não-metálicas que não se desmanchavam com a ação do fogo e eram insolúveis em água - ex: cal = CaO e óxido de magnésio).
*) Na Coluna 12 lembre-se que o último átomo não é mais chamado de Uub desde 20/02/2010, quando foi batizado pela IUPAC de Copernício, símbolo Cn (Z=112) em homenagem a Nicolau Copérnico.
e) A Coluna 13 é o grupo do Boro, observe que o último átomo não é mais chamado de Uut desde 2017, quando foi batizado pela IUPAC de Nihônio, símbolo Nh (Z = 113).
f) A Coluna 14 é o grupo do Carbono. Lembre-se que o último átomo desta coluna 14 não é mais chamado de Uuq desde 31/5/2012, quando foi batizado pela IUPAC de Fleróvio, símbolo Fl (Z=114) em homenagem a Georgii Nikolayevich Flerov (*02/3/1913 +19/11/1990).
g) A Coluna 15 é o grupo do Nitrogênio, observe que o último átomo não é mais chamado de Uup desde 2017, quando foi batizado pela IUPAC de Moscóvio, símbolo Mc (Z = 115). 
Para ajudar a você a "guardar na memória" os átomos N, P, As, Sb, Bi e Mc desta Coluna 15 – Grupo do Nitrogênio, veja esta frase: “Não Posso Assinar Sobre a blia ! Minha crença !”
h) A Coluna 16 é a grupo dos Calcogênios (que significa "formadores de Cobre" devido ao fato do Cobre ser extraído de Minérios que contém elementos desta coluna = Oxigênio, Enxofre e o próprio Cobre). Lembre-se que o último átomo desta coluna 16 não é mais chamado de Uuh desde 31/5/2012, quando foi batizado pela IUPAC de Livermório, símbolo Lv (Z=116) em homenagem ao Laboratório  Lawrence Livermore National (Califórnia-EUA).
Para ajudar a você a "guardar na memória" os átomos O, S, Se, Te, Po e Lv desta Coluna 16 – Grupo dos Calcogênios, veja esta frase: “OS SeTe Porquinhos Levados...”
i) A Coluna 17 é o grupo dos Halogênios (do grego - significa "formadores de sais"). Observe que o último átomo desta coluna 17 não é mais chamado de Uus desde 2017, quando foi batizado pela IUPAC de Tenessino, símbolo Ts (Z = 117).
Para ajudar a você a "guardar na memória" os átomos F, Cl, Br, I, At e Ts desta Coluna 17 – Grupo dos Halogênios, veja esta frase: “Fica Claro, Brasilia IAtacar Todos...” 
j) A Coluna 18 é o grupo dos Gases Nobres, Raros ou Inertes. Observe que o último átomo desta coluna não é mais chamado de Uuo desde 2017, quando foi batizado pela IUPAC de Oganessônio, símbolo Og (z = 118).

Alguns elementos químicos e sua utilidade:

Nenhum comentário: