REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

23 março 2014

DIMITRI IVANOVITCH MENDELEEV (*08/02/1834 +02/02/1907):


Dimitri Ivanovich Mendeleev era cientista russo, considerado um dos maiores gênios da química. Nasceu em Tobolsk, na Sibéria, em 08/02/1834.
O conceito de periodicidade química deve seu desenvolvimento, em especial, a dois químicos: Lothar Meyer (alemão) e Dimitri I. Mendeleev (russo). Trabalhando independentemente, chegaram a um correlacionamento mais detalhado das propriedades dos elementos e suas massas atômicas (A). Isso proporcionou uma melhor visualização da periodicidade das propriedades dos elementos.
Vários cientistas contribuíram para que se chegasse à classificação periódica dos elementos; porém o trabalho de D. I. Mendeleev destacou-se por ser o mais completo e ousado.
Mendeleev iniciou sua pesquisa sobre a periodicidade dos elementos ao iniciar seu trabalho em 1866, como professor na Universidade de São Petersburgo (onde também se Doutorou), onde sentiu a necessidade de organizar os dados da Química Inorgânica e começou a colecionar todas as informações sobre os 64 elementos conhecidos até a sua época.
Os dados eram anotados em cartões, fixados na parede de seu laboratório e, conforme observava alguma semelhança, mudava a posição dos cartões.
Esse quebra-cabeça (conforme expliquei em aula...) deu origem a uma Tabela Periódica, na qual os 64 átomos conhecidos em sua época, foram dispostos em sete filas horizontais (linhas ou períodos), de acordo com as massas atômicas (A) crescentes, e dezoito colunas verticais (ou famílias), com elementos de propriedades semelhantes.
Em 1869 Mendeleev apresentou à comunidade científica a sua lei periódica dos elementos. Sentindo-se muito seguro da validade de sua classificação, ele deixou posições vazias na sua tabela, dedicada a elementos que eram desconhecidos. Predisse, com uma precisão surpreendente, as propriedades dos mesmos quando viessem a ser conhecidos. Para isso utilizou como base as propriedades dos elementos vizinhos.
O trabalho de Mendeleev foi surpreendente, pois suas pesquisas foram desenvolvidas em uma época em que muitos elementos naturais eram desconhecidos como, por exemplo, os gases nobres, raros ou inertes (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn e Uuo). Não se conhecia a estrutura atômica e os números atômicos ("Z") que são utilizados na organização dos elementos da tabela atual. Somente em 1913 Henry G. L. Mosely estabeleceu o conceito de número atômico ("Z"); porém essa descoberta não provocou grandes alterações na classificação dos elementos feita por Mendeleev, apenas alguns rearranjos.
Em 1890, enquanto trabalhava para as Forças Armadas russas, estudou a nitrocelulose e contribuiu para a preparação de uma pólvora sem fumaça à base de pirocolódio.
Sua obra mais importante é Osnovy chimii (1868 – 1870; Princípios de química).
Em homenagem a este brilhante cientista, em 1955, foi dado o seu sobrenome ao elemento de número atômico 101 - Mendelévio (Md).
Texto: da Dra.Renata M.S.Celeghini - USP adaptado pelo Prof. João Angelo
Leia págs. 230 e 231 do Livro de Química do 1° ano do CEC.

Nenhum comentário: