REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

23 março 2014

CARTA ROMÂNTICA de FRÂNCIO para MARIA ALQUÍMICA.

(Texto de ficção e humor, adaptado e reeditado desde 1980 a 2014 por João Angelo).
(Os números entre parênteses são o "Z" da tabela química).

Európio, 22 de Ferroreiro de 1980.
(63)                    (26)

Querida Maria Alquímica Espagíria de Valência,

Quando chego a Casa, cansado e já sem energia, desCálcio(20) os sapatos, Ítrio(39) e Férmio(100) a porta. Ao deitar-me Mercúrio(80) no Silício(14) da noite, reLítio(3) e vejo que estou Sódio(11) no esCúrio(96) do meu quartzo. Faço um minuto de Selênio(34) e então Ouro(79) a São Laurêncio(103) para que sejamos felizes, pois estou Háfnio(72) de você!
Sem Ti(22) Maria Alquímica, minha vida é um fracHássio(108).
Nobélio(102) dia Eu tive o Praseodímio(59) de conhecê-La(57) no Cádmio(48) Shopping, onde tudo começou com um Arsênio(33) de mão; daí fomos ver o filme Titânio batendo no iSeabórguio(106). Para pagar o cinema, Eu Bóhrio(107) a mão no bolso e cátion as moedas de Prata, mas só tinha Zinco(30) reais (R$ 5,00). Até hoje Eu Cloro(17) de vergonha, pois acabei “pagando um Mica”!
De Antimônio(51) Te(52) asseguro que sou Ósmio(76) como pessoa. Eu Lutécio(71) e traBário(56) para viver. Não fico por aí dançando o Cr Éu em baile F(9) U N(7) K; não coloco som alto no Rádio(88) Fm do meu carro - um F I(53) At(85) - U N O(8).
Quando Te vejo, Berílio(4)! Gosto de você, emBoro(5) tu sejas rica e more num Paládio(46) lá no Jardim Califórnio(98). Sou Cobre(29) monetariamente, sem nenhum Níquel(28).
Alquimistas dizem que há minas de Ouro por aí; este ânion tenho que descobrir uma jazida, ficarei rico em meu Rênio(75) e assim poderei respirar o Oxigênio(8) desta eletrosfera poluída pelo gás carbônico que me Co Roentgênio(27 e 111) por dentro.
Cúrio-me(96) dos males depois que Eu Átomo em meus braços; é o meu Método Científico de Ag Ir(77) contigo.
Por que Maria “judia” de mim?
Por que me fazes Enxofrer(16) Tântalo Se és a Luz que me Alumínio(13)???!!!
Eu Promécio(61) a Ti, que estou Disprósio(66) a casar com você: - palavra de Hólmio!!!
Meu caso contigo é Cério(58), não é Meitnério(109)! Não penses que Eu a emBromo(35).
Faço um Estrôncio(38), um Escândio(21) se você arranjar outro Hólmio(67).
Dou um Tálio(81) nos meus pulsos ou com tantas “balas perdidas” no Rio de Janeiro, Actínio(89) Chumbo(82) em minha cabeça.
Eu Potássio(19) até morrer de Tântalo(73) amor por você!
Se assim AgIr de modo Estanho(50) com você, podes chamar a Pm e o Avogrado Dr. Hélio Copernício Telúrio(2, 112 e 52) e me Metais na Cadeia, com os bandidos perigosos que vivem Rubídio(37) e trocando de prisão de “segurança máxima”, prótongidos pelas leis e nêutrons politicamente (por exemplo: Joãozinho beira-rio “Be N Ga La S”).
Tu sabes que não me Sais do pensamento! Sou um Érbio(68) nos bares friburguenses, com um Copo de Béquer na mão e uma latinha de Alumínio(13) na outra, bebo o elixir alquímico, afogando minhas mágoas nesta bebida da longa vida. Depois de tropeçar numa pedra filosofal, caio bêbado no chão, perto de uma árvore e, entre os Gálios(31) vejo tudo Radônio(86); olhando para o céu vejo estrelas, a Lua de Prata(47), Mercúrio, Urânio(92), Netúnio(93) e o ex-planeta Plutônio(94)...
Me Darmstádtio(110) um sono, aí então durmo e sonho com você me dando um banho - Maria...

Abrácidos Cromoventes deste que Te Amerício(95)...
                   (24)

Frâncio Rutherfódio Einsteinio Júnior.
(87)           (104)             (99)

(Ce Lu La Ar: 58.71.57.18)
[SiTe: WWW. Mendelévio. com. Br]

Nenhum comentário: