REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

25 maio 2012

Proposta de uma TABELA QUÍMICA "diferente" para você estudar:

Como você já sabe, a Tabela Química original, foi desenvolvida em 1869 pelo russo Dmitri I. Mendeleev, que inclusive tem em sua homenagem, o elemento Mendelévio com símbolo Md inserido na atual tabela química com o número atômico (Z) = 101.
Ao longo da história química, a tabela periódica já passou por várias modificações, para aperfeiçoá-la, a última revisão e proposta feita pelo Prof. Philip Stewart de Ecologia da Univ. de Oxfort (Inglaterra), foi "batizada" como "Galáxia Química" por lembrar exatamente a galáxia do universo cósmico, com espiral do centro para periferia no sentido anti-horário conforme figura acima (divulgada pela revista: Superinteressante).
O símbolo químico fica na "bola maior" e a sua direita superior na "bola menor" fica o número atômico (Z = ao número de prótons = ou carga positiva).
O Neutrônio (ou "elemento de número atômico zero") que está no centro da espiral acima, é um elemento que não faz parte da tabela periódica comum. O neutrônio, também chamado de “elemento zero”, que tem apenas nêutrons em seu núcleo. É tão pesado que deve existir somente no interior de "estrelas de nêutrons". Esta ideia segue a lógica do cientista Ernest Rutherford que também foi homenageado na T.P. com o símbolo Rf  de Z = 104.

Nenhum comentário: