REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

12 agosto 2014

LOUIS PASTEUR (*27/12/1822 +28/9/1895):

Louis Pasteur (*27/12/1822 em Dole +28/9/1895 em Villeneuve L'Etang) era cientista francês grande importância na área de Química, Biologia, Microbiologia e na de Medicina.

Filho de militar das forças armadas de Napoleão Bonaparte, Louis Pasteur se dedicou a pintura até os 19 anos de idade, onde acabou se interessando pela ciência de maneira definitiva. Casou-se com Marienne Laurente (filha do reitor da academia em que estudava); foi professor de Química em Dijon e em Estrasburgo.
Em 1865, Pasteur foi chamado ao sul da França para ajudar a combater uma doença que atacava as lagartas de bicho-da-seda, causando enormes prejuízos à indústria têxtil.
Aos 26 anos de idade, atendendo vinicultores e cervejeiros da região de Arbois, que lhe pediram para descobrir como os vinhos e a cervejas azedavam, percebeu durante sua investigação ao microscópio, que a levedura (ou fermento) [que é um micro-organismo] ocasionava este processo. Solucionou este problema através do aquecimento lento destes líquidos entre 48ºC a 57°C e depois colocando os líquidos em cubas hermeticamente fechadas, evitando novas contaminações. O mesmo processo foi feito com leite, mantido a 62°C por 30 min. eliminando a bactéria Mycobacterium tuberculosis, frequentemente presente no gado bovino e causadora da tuberculose em seres humanos. Estes processos originaram a atual técnica conhecida como pasteurização dos alimentos. A pasteurização é o processo em que os alimentos ficam livres de micróbios, que são destruídos pelo aquecimento a temperaturas não muito altas, seguido de resfriamento brusco, sem deteriorar os alimentos.
Ficou assim constatado que tanto nos processos de fermentação quanto nos de decomposição orgânica, há a ação de micro-organismos.
O cirurgião escocês Joseph Lister (*1827 +1912), em 1865 na Inglaterra, utilizou estes conhecimentos de Pasteur com o objetivo de eliminar os micro-organismos presentes em feridas e incisões cirúrgicas.
Pasteur em 1871, insistiu para que todos os médicos dos hospitais militares passassem a adotar esta técnica (de pasteurização) em todos os instrumentos de procedimento médico (incluindo as bandagens). Além disto, Louis Pasteur enfatizou a importância de práticas higiênicas como: ferver e/ou filtrar a água, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminação por bactérias patogênicas.
Em sua "teoria germinal das enfermidades infecciosas", o químico e pesquisador Pasteur, defende a ideia de que toda doença infecciosa tem sua causa num micro-organismo com grande capacidade de propagar-se entre as pessoas. Segundo ele, deve-se identificar o micróbio causador de cada doença para se descobrir um modo de combatê-lo. Descobriu que a raiva (ou hidrofobia) era transmitida por um agente que não podia ser visto ao microscópio (daquela época), revelando assim o mundo dos Vírus (conforme expliquei em aula, o termo Vírus = "veneno" / "toxina").
Seus estudos sobre a vida dos micro-organismos patogênicos levaram-no a descobrir uma forma de combatê-los, foi a partir de então, que ele descobriu as vacinas, entre elas, a antirrábica e em 1881, a vacina contra o bacilo (bactéria) Antraz ou Carbúnculo (Bacillus anthracis).
Deixando contribuições importantes para a Medicina e a Microbiologia, Pasteur em 1888 (ele próprio) fundou o Instituto Pasteur, um dos mais famosos centros de pesquisas atualmente.
na foto acima, a cientista do Instituto Pasteur em Paris: Françoise Barre-Sinoussi (*1947), agraciada com o Prêmio Nobel em 2008, pela descoberta (em 1983) do vírus HIV (causador da AIDS) juntamente com outro cientista (o francês Luc Montagnier).

Obs. alunos do CEC leiam pág. 47 a 49 do vol. 1 do livro de Biologia.

Nenhum comentário: