REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

23 fevereiro 2014

CARLOS LINEU (*1707 +1778)

Carl von Linné (Carlos Lineu) nasceu em Ráshult, Suécia. O nome original de sua família era Ingermarsson, mas seu pai muda para Linné em homenagem a árvore tília (lind). De seu pai, Carlos Lineu herdou o interesse pela botânica. Estudou medicina e depois se especializou em história natural. Lineu é autor dos termos fauna, flora e mamíferos, entre outros.
É o fundador da "classificação dos seres vivos" ou seja, a taxonomia (taxis = ordem ou arranjo e nomo = lei) pelo sistema binominal com termos do grego e do latim, cujos os Nomes científicos pela regra estipulada, devem ser escritos de maneira itálica ou sublinhado e o primeiro nome com letra inicial Maiúscula, referindo-se ao Gênero, o segundo nome em minúsculo referindo-se ao Termo específico (epíteto) ou Espécie. Desta maneira em 1735, a ideia de Carlos Lineu facilitaria a comunicação entre as pessoas de diferentes nacionalidades e idiomas, através de seu livro: "Systema Naturae".
Lineu acreditava que as espécies vivas haviam sido criadas por Deus no Gênese e que, desde então, não haviam sofrido qualquer variação.
Daí surgiu uma frase famosa de Lineu: "Deus criou e Lineu ordenou".
Foi difícil convencer os naturalistas de sua época a usarem esta classificação, somente cerca de cem anos depois, com o trabalho desenvolvido por Charles R. Darwin (veja histórico dele neste site clicando em "Cientistas") sobre a Evolução das Espécies é que a classificação taxonômica foi realmente divulgada e aceita até hoje.
Atualmente usamos 7 categorias hierárquicas dos códigos internacionais de nomenclatura para Zoologia (estudos dos animais) e Botânica (estudo dos vegetais) que seriam:
Reino - Filo {em Zoologia} ou Divisão {em Botânica} - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie. As vezes acrescentamos também a Subespécie (mas não é obrigatório).

Nenhum comentário: