REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

31 agosto 2014

ANATOMIA CANINA e MAQUETES VIRTUAIS:



Assistiu o software no vídeo acima sobre ANATOMIA CANINA ?!
Pois é, a ideia é exatamente auxiliar os estudos biológicos dos laboratórios das universidades e escolas, o que ajudaria também a acabar ou diminuir com as cobaias verdadeiras (que muitas vezes são sacrificadas em prol da ciência....), teríamos então cobaias virtuais. 
Mas como ainda não temos esta tecnologia virtual por aqui, vamos usando nossa criatividade e os materiais disponíveis para a confecção de nossas maquetes (como por exemplo, esta do dinossauro, em nosso Lab. CEC em 2013).

Me lembro ainda (nesta foto ao lado de 1985 - eu e o Prof. Joaquim) quando usávamos cadáveres de indigentes doados para as faculdades, para conseguirmos dar aulas de anatomia. Mergulhávamos o cadáver em uma banheira com formol, para usarmos por alguns dias, depois a faculdade fazia o sepultamento digno do mesmo. Nesta época eu era professor estagiário do prof. titular de anatomia da UFF/FONF - Prof. Joaquim ["Negão" - apelido carinhoso lá de Niterói] - nesta foto no antigo Lab. de Anatomia da FONF. 

Se você pretende estudar Biologia, Enfermagem, Odontologia, Medicina ou Veterinária poderá agora ter esta alternativa para desenvolver estudos de anatomia comparada em paz com a consciência, embora ainda não exista uma alternativa definitiva para substituir animais em testes de remédios e tratamentos contra doenças graves.

A Biosphera é uma empresa especialista em animações e softwares, utiliza-se da computação gráfica, tornando o acesso aos conteúdos técnicos e científicos mais fáceis e agradáveis. O idealizador da “cobaia virtual” é o biólogo Victor Skrabe, que já trabalha desde 2000 neste projeto, criando modelos animais e humanos, usando computação gráfica para apontar os sistemas circulatório, digestório, muscular e estudar os ossos separadamente ou sobrepostos. Existem softwares, além da humana, para cães, cavalos, aves, sapos e ratos.












Fonte: Bióloga Karlla Patrícia em 21/6/2014, adaptado por João Angelo para as aulas de Biologia.

Nenhum comentário: