REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

17 novembro 2013

Visita ao Espaço Cultural da Marinha e Museu Naval em 2013:

MARINHA DO BRASIL

INSTRUÇÕES PARA VISITAÇÃO AO ECM/MN
(adaptado pelo Prof. João Angelo em 2013)

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha tem a honra de recebê-los no Espaço Cultural da Marinha (ECM), localizado à Av. Alfred Agache, s/n, e no Museu Naval (MN), localizado à rua Dom Manuel, nº 15, ambos no Centro, para realizar um tour em nossas instalações. Para que o passeio pedagógico ocorra de forma tranquila, solicitamos que leiam, com atenção, as instruções abaixo:

1.      Ao chegar no ECM, o responsável deverá procurar a sra. Vera Finkel, supervisora de guiamento.  Caso ocorra atraso, esse tempo será descontado do período da visitação, pois o atraso de um grupo não pode comprometer a visitação de outro.

2.      A visita ao ECM ou MN é uma atividade educativa. Faz-se necessário manter a disciplina em suas dependências. Lembramos que orientem o grupo a não tocarem nas peças em exposição.

3.      A visitação ao ECM ou MN é gratuita e não inclui o passeio marítimo e nem a visita à Ilha Fiscal. 

4.      A visitação poderá ser cancelada, pelo solicitante, até às 16h do dia anterior ao dia agendado. Caso o grupo não realize o cancelamento e não compareça à visita agendada, exceto no caso mau tempo, o seu nome será lançado em um cadastro. Com duas faltas o colégio cumprirá uma carência de 12 meses para o próximo agendamento. Cabe ressaltar que essa regra só é valida para a visita guiada.

5.      O Espaço Cultural da Marinha é uma área aberta, exposta ao tempo e caso ocorra chuva, algumas áreas de visitação, como por exemplo a Nau dos Descobrimentos (veja foto lá em baixo), o Submarino e o Contratorpedeiro Bauru, a critério do Oficial de Serviço, no ato da visitação, por questão de segurança dos visitantes, poderão ser fechadas.

6.      No caso de mau tempo não recomendamos a visitação ao Espaço Cultural da Marinha por ser uma área aberta o que, conforme mencionado no item anterior, pode inviabilizar a visitação. Esta Diretoria não se responsabiliza pelas despesas realizadas, pelo solicitante, com o passeio,  cabendo ao mesmo todos os ônus pela decisão de realizar o passeio com o mau tempo.

7.      Os responsáveis devem orientar os alunos para que não se aproximem da beirada do cais. Existem balaustradas e em nenhuma hipótese os alunos devem ultrapassá-las. A curiosidade de ver os peixes faz com que eles se aproximem da borda.

8.      O Espaço Cultural da Marinha possui a facilidade de cantina e loja de suvenir, de terça a domingo, após as 10h, mas não disponibiliza estacionamento. O estacionamento existente é exclusivo para os oficiais que servem na Capitania dos Portos, na Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e do Tribunal Marítimo. Próximo à entrada do ECM, há um recuo onde os ônibus realizam o desembarque e embarque, mas não podem permanecer ali estacionados. O responsável pelo grupo deverá estar de posse do número do celular do motorista do ônibus para combinar a saída.

9.      As áreas de visitação possuem lixeiras espalhadas em todas as áreas. O grupo deve ser orientado para que mantenham as instalações limpas.

10.  Para maiores informações, consulte o site www.dphdm.mar.mil.br ou contate o setor de agendamento que funciona de segunda à sexta-feira, nos horários das 08:15h as 12h e das 13:15h as 16h, pelos telefones 2104-6992 / 2233-9165 ou e-mail “agendamento@dphdm.mar.mil.br”.


AGRADECEMOS E QUE TUDO OCORRA DENTRO DO PLANEJADO

[Equipe: Sra. Fabíola (estagiária); Sra. Andreza Fernandes (agendamento) e o Prof. João Angelo (orientador)].

Fotos do grupo do CEC 2013 de Nova Friburgo/RJ da visita do dia 26 de Novembro em que eu (João Angelo) organizei:







Foto do grupo do OPM de Nova Friburgo/RJ que eu (João Angelo) levei para conhecer o Submarino Amazonas há alguns anos atrás:
Eu sobre o Submarino:

Os amigos oficiais da Marinha que nos receberam com muita gentileza:

Nau dos Descobrimentos: 
O modelo, em escala natural de uma Nau da época dos Descobrimentos, que abriga uma exposição sobre a vida a bordo no final do século XV e início do XVI, é a mais nova atração do Espaço Cultural da Marinha.
Adaptada e decorada, por meio de um projeto da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, que se baseou em fontes iconográficas do século XVI, a embarcação está atracada ao cais do ECM, somando-se aos navios-museus, Submarino Riachuelo e Helicóptero Rei do Mar, já existentes no local.
Conhecer a Nau significa voltar ao passado e descobrir como eram as viagens no tempo das grandes navegações.

Navio Museu Bauru:
Construído em Nova Jersey (EUA), foi lançado ao mar em 15 de setembro de 1943, e incorporado à Marinha americana em 11 de outubro do mesmo ano com o nome de McAnn.
Prestou serviços à Marinha americana até agosto de 1944, quando foi transferido para a Marinha do Brasil, recebendo o nome de Bauru em homenagem à cidade paulista de Bauru.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Contratorpedeiro-Escolta Bauru participou de comboios e efetuou missões de apoio no transporte de tropas e patrulhamento em zonas de guerra.
Terminado o conflito, foi incorporado à Flotilha de Contratorpedeiros e, posteriormente, ao Esquadrão de Avisos Oceânicos, onde continuou a cumprir importantes e diversificadas missões.
Nos seus quase 40 anos de atividade, o Bauru navegou 295.405 milhas, perfazendo 1.423 dias de mar. Após sofrer reformas de adaptação, foi aberto à visitação pública no ano de 1982 como navio-museu.





Nenhum comentário: