REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XXXV) 2018 ou 5779
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

25 de ago de 2013

Homossexualismo feminino (Lesbianismo ou Safismo)...


Conforme estamos debatendo em nossas recentes aulas, uma lésbica é uma mulher homossexual, aquela que tem atração sexual, física e afetiva por outra mulher. Não existe uma causa definida para o lesbianismo, assim como não se tem uma causa definida para qualquer tipo de orientação sexual.
A palavra lésbica vem do latim "lesbius" e originalmente referia-se somente aos habitantes da Ilha de Lesbos, na Grécia. A ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, (veja imagem ao lado do quadro de John William Godward de 1904) entre os séculos VI e VII a.C., muito admirada por seus poemas sobre amor e beleza, em sua maioria dirigidos às mulheres. Por esta razão, o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido como lesbianismo ou safismo (amor erótico entre as mulheres).
Platão se referiu a Safo como "a décima musa".
Até o século XIX a palavra lésbica não tinha o significado que hoje lhe é dado, o termo mais utilizado até então era "tríbade".
Muitos termos foram usados para descrever o amor entre mulheres nos últimos dois séculos, entre os quais: amor lesbicusurningismosafismotribadismo, e outros.

Nenhum comentário: