REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

30 abril 2014

Gás Lacrimogêneo; Spray de Pimenta; Bombas de "Efeito Moral"; Vinagre (ácido etanoico); etc... nos protestos atuais (2013 e 1014) pelo Brasil...



Gás Lacrimogêneo contra o vandalismoGás Lacrimogêneo sendo lançado.
GÁS LACRIMOGÊNEO:
Conforme dissemos em nossas aulas, muitos protestos (alguns violentos) são dispersos pelos policiais com a ajuda do Gás Lacrimogêneo. Este gás orgânico desenvolvido na Inglaterra nos anos de 1950, muito usado pelos EUA nos anos de 1960 (guerra do Vietnã por exemplo...), ele pertence à classe dos Haletos que são compostos que apresentam pelo menos um átomo do grupo (coluna 17 da T.P.) dos Halogênios (F, Cl, Br, I, At, Uus), ligado a um grupo derivado de hidrocarboneto.
Nas manifestações de rua os policiais não podem acalmar a euforia da multidão com armas de fogo, sendo assim, o uso do gás é uma opção válida já que este apresenta baixa toxicidade, e faz com que as vítimas soltem lágrimas incessantes e se afastem. A palavra "Lacrimogêneo" vem do Latim "lacrima" = "lágrima" + "gene" = "originar".
É também reconhecido pela sigla CS (que vem dos sobrenomes dos americanos Ben Corson e Roger Stoughton). Em 1928 quando foi sintetizado (o gás 2-Clorobenzilideno malononitrilo), estes dois cientistas trabalhavam em um novo lacrimogêneo quando uma crise de espirro mostrou que estavam no caminho certo. Este gás (o 2-Clorobenzilideno malononitrilo) é um agente incapacitante, ou seja, os efeitos resultantes do contato com tais substâncias atrapalham qualquer indivíduo de realizar tarefas, já que vai estar muito ocupado tentando respirar ou esfregando os olhos (inutilmente). Além de lágrimas, o gás ainda pode causar: tosse, irritação da pele e vômitos. A queda do líquido irritante na pele causa sensação de queimadura. Os efeitos levam entre 20 a 45 minutos para passar. 
Esses gases podem ser dispersos por meio de sprays (aerossol) ou na forma de granadas de mão como projéteis a serem lançados.

SPRAY DE PIMENTA, GÁS PIMENTA ou Gás OC:
Geralmente é obtida com o extrato de pimenta natural e acondicionada em sprays ou bombas de efeito moral. Por aqui, nossos índios tupinambás já queimavam pimenta e usavam a fumaça para forçar os inimigos a abandonar suas barricadas.
O gás pimenta é um agente inflamatório, causa imediato fechamento dos olhos, atua nas mucosas dos olhos, nariz (cavidade nasal) e boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico. A extensão dos efeitos depende da quantidade disparada mas, em média, o efeito dura de cerca de 30 minutos, podendo permanecer, com menor intensidade, durante horas.
Também conhecido por Gás OC (Oleorresina Capsicum) pois o seu componente ativo é a oleorresina das plantas do Gênero Capsicum - (por exemplo: Capsicum frutescens) - a substância Capsaicina [C18H23NO3] obtida da pele da semente e que, no organismo dos pássaros funciona como um anestésico natural, enquanto que nos humanos causa o ardor. Na fabricação do gás, a capsaicina é misturada a uma espécie de óleo sintético, para dificultar a remoção do produto. Por isso, inútil que a vítima lave a área atingida com água.
É um agente de baixo grau de periculosidade mas pode causar a morte em casos raros.

BOMBAS DE "EFEITO MORAL":
“São armas usadas para controlar situações de tumulto sem ferir ou matar os envolvidos”. O princípio consiste em paralisar pelo susto. Existem 4 tipos de bombas, a mais conhecida é a granada de gás lacrimogêneo que, ao ser disparada, solta um gás que irrita os olhos, a pele e a laringe e ainda provoca mal-estar. Os efeitos são momentâneos. Outro artifício são as granadas de fumaça colorida que formam uma espessa cortina que impede a vítima de se orientar.
Geralmente, são usadas em conjunto com as granadas explosivas de luz e som. Quem sofre esses efeitos termina desorientado e praticamente impossibilitado de qualquer reação.
O corpo da bomba é produzido com um plástico especial, que se desintegra evitando a formação de estilhaços. Caso esses três artifícios não sejam suficientes para conter um tumulto, a polícia usa cartuchos de bala de borracha, que provocam hematomas e só devem ser disparadas numa distância mínima de 30 metros.

VINAGRE (ÁCIDO ETANOICO / Ác. ACÉTICO):
O gás lacrimogêneo (do latim lácrima = lágrima como já disse anteriormente...) é uma solução de Brometo de Benzila (C7H7Br). Quando esse brometo de benzila reage ao ácido acético do vinagre, esse bromo é "sequestrado" pelo H+ do ácido acético, formando um novo composto, o benzoato de etila, que não é irritante. Logo, se em um ataque de gás lacrimogêneo você levar um pano embebido com vinagre ao nariz, o ácido acético vai transformar o brometo de benzila em benzoato de etila, "suavizando os efeitos".  Porém, se inalado por um longo período, causa danos à saúde como irritação no trato respiratório superior e bronquite crônica, podendo levar a um edema pulmonar em casos graves. Caso algum sintoma se apresente, o paciente deve inalar ar puro imediatamente.
Vale lembrar que o vinagre só funciona especificamente para as bombas de gás lacrimogêneo.


Alunos do CEC: vejam pág. 300 do vol.2 do Livro de Química (Azul) sobre VINAGRE (ácido acético ou ácido etanoico = CH3COOH);

Por Líria Alves (Graduada em Química) adaptado pelo Prof. João Angelo (para as aulas de Química e Biologia) 

Nenhum comentário: