REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

28 junho 2023

SISTEMA GENITAL MASCULINO:

Resumo de nossas aulas/palestras...
Conforme dissemos, este símbolo (ao lado) está relacionado ao "deus" Marte (deus da guerra na mitologia romana ou Ares na mitologia grega) que era filho de Zeus (que considerava seu filho -Marte- odioso) e filho de Hera (que considerava seu filho -Marte- um louco que ignorava as leis). O símbolo é interpretado como a lança e o escudo do deus da guerra (Marte/Ares). É o símbolo usado na Biologia para o gênero masculino. Também é o símbolo do planeta Marte para a Astronomia e também usado pela astrologia como o deus Marte; na Alquimia é o símbolo usado para o Ferro  que em Química é o Fe (Z=26).

<< observe na ilustração ao lado, a lança e o escudo da estátua de Marte e ao fundo a foto do planeta Marte (avermelhado como o sangue derramado sobre a areia/terra nos campos de batalha...).

<<< a esquerda a estátua de Marte na Itália e a direita o pé da estátua de Marte >>>
 
 

<<< esquema do guerreiro Marte com seu escudo..

<< estátua em mármore de David, escultura de Michelangelo.

SISTEMA GENITAL MASCULINO ♂ :
*Pênis: órgão sexual cilíndrico, rico em vasos sanguíneos e elástico, por onde passa no seu interior a uretra (com a urina e/ou esperma + sptz). Este órgão é formado por tecidos eréteis e corpo cavernoso que com impulsos cerebrais e irrigados por grande quantidade de sangue, tornam o pênis ereto. 
O pênis é composto por cabeça (glande); corpo e raiz.
Ao redor tem o prepúcio (pele que dá proteção ao pênis). Conforme dissemos em aula, quando o prepúcio está "colado" e/ou "estrangulando" a glande, temos o fato chamado de fimose; sendo neste caso necessário realizar a circuncisão (cirurgia de corte de parte deste prepúcio, para liberar a glande).
A circuncisão era realizada desde o Antigo Egito, conforme ilustração ao lado (observe que os escravos eram os que faziam a circuncisão no prepúcio do egípcio), em escritos encontrados por lá e esculpidas (a circuncisão) em baixo relevo nas tumbas de Ankh-Mahor.

Posterior ao Antigo Egito, mantendo a tradição em suas práticas religiosas, os hebreus inseriram a prática da circuncisão em seus costumes, mais tarde no Antigo Israel, a circuncisão tinha de ser realizada até o 8° dia do nascimento, como um sinal da aliança entre Deus, Abraão e seus descendentes (o povo eleito), o que perdurou até os muçulmanos e judeus, um exemplo claro disto é citado na própria Bíblia, com o fato de o pequeno Jesus Cristo (veja ilustração ao lado) ter sido circuncidado ao ser levado pelos seus pais, ao templo de Jerusalém, ao completar seus 8 dias de vida, como mandava a tradição judaica. Leia na Bíblia:  Levítico 12:2,3; Deuteronômio 10:16; 30:6; Jeremias 4:4; 6:10; 9:25; Atos 7:10; 15: 6-29. Ao longo dos séculos, a circuncisão ritual ("brit milah") tem sido praticada pelos rabinos judeus (em Israel numa média de 70 por dia); também em nações islâmicas, em aborígenes australianos, em negros africanos e outros grupos.
Conhecemos atualmente um dos motivos científicos de se fazer uma circuncisão até o 8° dia de nascimento, devido as determinações da vitamina K e da protombina que evitam o perigo de uma grande hemorragia, pois agem de maneira mais eficiente, próximo dos oito dias do nascimento.
^^^ilustração mostrando o antes e o depois de uma cirurgia de fimose (circuncisão).


*) Testículos:
·      são duas glândulas localizadas na bolsa escrotal (escroto);
·      funções: realizar a espermatogênese = produzir SPTZ e o hormônio TESTOSTERONA (que regula as características sexuais secundários masculinas).

*)Epidídimos:
·      são dois canais com cerca de 7 cm de comprimento, enovelados localizados sobre os testículos.
·      Funções: armazenam temporariamente (1 a 3 semanas) os SPTZ; produzem um líquido (esperma ou sêmen) que tem a função de maturação e lubrificação dos SPTZ, facilitando a saída dos SPTZ (ejaculação).
Obs: para se realizar um espermograma, deve-se fazer a coleta do sêmen da seguinte maneira:
- fazer abstinência sexual por 4 a 5 dias e no dia seguinte pela manhã, colher o sêmen por masturbação, jogando (toda a ejaculação) diretamente num frasco estéril fornecido pelo laboratório; anotando a hora da ejaculação e entregando ao laboratório até 1 hora após colher. Se a pessoa morar longe do laboratório, numa distância maior do que 1 hora, deverá colher o material (sêmen) no próprio laboratório.

*) Ductos deferentes (antigamente Canais deferentes):
·      são dois canais com cerca de 45 cm de comprimento que ligam o epidídimo à uretra, passando pela vesícula seminal, fazendo a passagem dos SPTZ durante a ejaculação.

*) Uretra:
·      canal que sai da bexiga, levando a urina; por este mesmo canal (NÃO AO MESMO TEMPO) passam os SPTZ + sêmen (esperma) para o exterior. Cada ejaculação elimina cerca de 5 ml de esperma com 350 milhões de SPTZ.

Nenhum comentário: