REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

20 dezembro 2013

O que é MAÇONARIA?

<<< foto da Loja Maçônica central de Nova Friburgo, com data de 02/01/1839, que teve a participação de meu bisavô - Elviro Martignoni -

A Maçonaria, Ordem Universal, é constituída por homens de todas as raças e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana. É fundada no Amor Fraternal e na esperança de que, com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da Verdade, com a evolução do conhecimento humano pela filosofia, ciências e artes, sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos Princípios da Moral, da Razão e da Justiça, para que o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.
A maçonaria é uma das instituições mais antigas que existem. Ao longo de toda a sua existência, tem desenvolvido ações para transformar o meio social em que atua.

Pode-se deduzir que:
A Maçonaria proclama, desde a sua origem, a existência de um Princípio Criador, ao qual, em respeito a todas as religiões, denomina Grande Arquiteto do Universo;
A Maçonaria não impõe limites à investigação da verdade e, para garantir essa liberdade, exige de todos a maior tolerância;
A Maçonaria é acessível aos homens de todas as raças, classes e crenças, quer religiosas quer políticas, excetuando as que privem o homem da liberdade de consciência, da manifestação do pensamento, restrinjam os direitos e a dignidade da pessoa humana e exijam submissão incondicional;
A Maçonaria Simbólica compõe-se de três Graus universalmente reconhecidos e adotados: Aprendiz, Companheiro e Mestre;
A Maçonaria, além de combater a ignorância em todas as suas modalidades, constitui-se numa escola, impondo-se o seguinte programa:

a- obedecer às leis democráticas do País;
b- viver segundo os ditames da honra;
c- praticar justiça;
d- amar o próximo;
e -trabalhar pelo progresso do homem.

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.
É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leias da Natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.
É filantrópica porque não está constituída para obter lucro de nenhuma classe, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranquilidade da consciência.
É progressista porque, partindo do princípio da imortalidade do espírito e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições e não opõe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão a da razão com base na ciência.
A Maçonaria proíbe discussão político - partidária e religioso-sectária em seus Templos;
A Maçonaria adota o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso, considerados como suas Três Luzes Emblemáticas, que deverão estar sobre o Altar dos Juramentos.
O nome Maçonaria provem do francês "maçonnerie" ou do inglês "masonry" que significa construção. Esta é feita por um maçom (pedreiro) em suas "lodges" (canteiros de obras). Algumas correntes afirmam que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta “Phree Messen”, cujo significado é "filhos da luz". Havia dois tipos de pedreiros, na Idade Média, o "rough mason" (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento e o"free mason" (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta e erigir construções.

As condições indispensáveis para poder pertencer à Maçonaria são:
1- Crer na existência de um princípio Criador;
2- Ser homem livre e de bons costumes;
3- Ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo;
4- Ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que permita prover as suas necessidades pessoais, de sua família e a sustentação das obras da instituição;
5- Ser convidado por um Maçom e aprovado pelos demais.

A par dessa definição e da declaração formal da aceitação dos "Landmarks", codificados por Albert Gallatin Mackey, proclama, também, os seguintes princípios:
I. amar a Deus, a Pátria, a Família e a Humanidade;
II. praticar a beneficência, de modo discreto, sem humilhar;
III. praticar a solidariedade maçônica, nas causas justas, fortalecendo os laços de fraternidade;
IV. defender os direitos e as garantias individuais;
V. considerar o trabalho lícito e digno como dever do homem;
VI. exigir de seus membros boa reputação moral, cívica, social e familiar, pugnando pelo aperfeiçoamento dos costumes;
VII. exigir tolerância para com toda forma de manifestação de consciência, de religião ou de filosofia, cujos objetivos sejam os de conquistar a verdade, a moral, a paz e o bem social;
VIII. lutar pelo princípio da eqüidade, dando a cada um o que for justo, de acordo com sua capacidade, obras e méritos;
IX. combater o fanatismo, as paixões, o obscurantismo e os vícios.

Os ensinamentos maçônicos orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, não só porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos.
Fonte: Página da ARLS QUINTINO BOCAIÚVA n° 10
Rua Catulo da Paixão Cearense, 717 - Bosque da Saúde - São Paulo/SP - CEP 04145-011 - Tel: + 55 (11) 5589-7632

Sugestão de um livro para você ler, de um amigo meu - Sr. Descartes de Souza Teixeira:

Em 18/6/2011, sábado às 19h, a Loja Maçônica Indústria e Caridade realizou sessão magna de posse da nova administração, na sede da entidade, localizada na Rua 7 de Setembro nº 12, Centro. Nos próximos 2 anos a Loja será dirigida pelo venerável mestre Érico Antônio Gripp, o 1º vigilante Carlos Augusto Samico Freire, o 2º vigilante Marcelo de Souza Cintra, o orador José Carlos Alves, o secretário Pedro Figueiredo Pinto, o tesoureiro Eric Lugon e o chanceler Tarcízio Cordeiro de Abreu.
Em 2011 a Maçonaria relembrou e homenageou os 300 anos da morte do 1° autor brasileiro a ter um livro publicado, Manuel Botelho de Oliveira. A Loja Maçônica Indústria e Caridade foi fundada em 02/01/1839. Contatos: tels. +55 (22) 2522-6305 e 2522-2700 ou e-mail industriaecaridade@hotmail.com

Nenhum comentário: