REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

16 agosto 2014

LUDWIG van BEETHOVEN (*16/12/1770 †26/3/1827):

Conforme comentei em nossas aulas, o alemão Ludwig van Beethoven (*16/12/1770 26/3/1827), cujo sobrenome significa “horta de beterrabas, teve 4 irmãos que morreram na infância e 3 que chegaram à idade adulta: ele próprio (Ludwig), Kaspar Anton e Nicolaus Johann.
Seu 1o irmão - Ludwig Maria cego, nasceu e morreu em 1769; ele no quadro pintado ao lado direito, onde podemos perceber que era canhoto (também Ludwig) foi o 2° filho, era compositor, teve problemas de surdez aos 26 anos e morreu com 56 anos; o 3o irmão - Kaspar Anton Carl (era musicista) também surdo, morreu aos 41 anos; o 4o irmão - Nicolaus Johann (indust. farmacêutica) tuberculoso  morreu aos 72 anos; a 5ª irmã - Anna Maria nasceu e morreu em 1779; o 6º irmão - Franz Georg morreu com 2 anos em 1783; a 7ª irmã - Maria Magdalena (nome dado em homenagem a sua mãe) morreu com 1 ano em 1787.
Percebe-se então que todos os 7 irmãos tiveram algum problema de saúde, devido ao alcoolismo, sífilis ou cancro duro (pela bactéria Treponema pallidum), tuberculose (pela bactéria Mycobacterium tuberculosis) e rubéola (pelo vírus Rubella virus) de seus pais (casada pela 2ª vez Maria Magdalena Kewerich com Johann van Beethoven). Imagine a mãe, sofrendo de sífilis e rubéola, grávida de um alcoólatra; essa mulher, para evitar mais um filho com problemas, deveria abortar?! Se Maria Magdalena Kewerich tivesse abortado, não ouviríamos hoje a Nona Sinfonia, pois ela defendeu a vida (bio) de quem mais tarde, seria o grande músico Ludwig van Beethoven. O aborto é ainda considerado crime, permitido apenas quando não houver outra maneira de salvar a vida da gestante ou quando sua gravidez for resultado de estupro.

Sugestões = assista aos filmes (DVD e VHS): 
Minha Amada Imortal, filme de 1994 sobre a vida do compositor, estrelado por Gary Oldman e
O Segredo de Beethoven, filme de 2007 sobre da vida do compositor, estrelado por Ed Harris.

Relacionado ao primeiro filme supracitado (Minha Amada Imortal) segue a carta de Beethoven para ela:
"Meu anjo, meu tudo, meu ser. Apenas algumas palavras hoje, à lápis (o seu). Até amanhã a minha morada estará definida. Que desperdício de tempo. Por que [sinto] esta tristeza profunda quando a necessidade fala? Pode o nosso amor resistir ao sacrifício, em não exigir a totalidade um do outro? Pode mudar o fato de que você não é toda minha nem sou todo seu? Oh, Deus! Olhe para a beleza da natureza e conforte o seu coração com o que deve ser. O amor exige tudo e com razão. Assim, eu estou em você e você em mim. Mas você se esquece facilmente que preciso viver para mim e para você. Se estivéssemos completamente unidos, você sentiria esta dor tão próxima quanto eu sinto. A minha viagem foi terrível; só cheguei ontem às 4 horas da manhã, uma vez que na falta de cavalos, o cocheiro escolheu um outro caminho, mas que caminho terrível. Na penúltima parada fui avisado para não viajar à noite, fiquei com medo da floresta, e isso só me deixou mais ansioso - e eu estava errado. O cocheiro precisou parar na estrada infeliz, uma estrada imprestável e barrenta. Se estivesse sem os apetrechos que levo comigo teria ficado preso na estrada. Esterhazy, percorrendo este caminho habitual, teve o mesmo destino com oito cavalos que eu tive com quatro. Senti algum prazer nisso, como sempre sinto quando supero com sucesso as dificuldades. Agora uma rápida mudança das coisas externas para as internas. Provavelmente nos veremos em breve, mas hoje não posso compartilhar contigo os pensamentos que tive durante estes poucos dias sobre a minha vida. Se os nossos corações estivessem sempre juntos, eu não teria nenhum deles. O meu coração está repleto de coisas que gostaria de dizer-te. Ah. Há momentos que sinto esse discurso não ser nada. Alegre-se. Você permanece [sendo] a minha verdade, o meu tesouro, o meu tudo como eu sou o teu. Os deuses devem nos mandar o restante, aquilo que deve ser para nós e será. Seu fiel Ludwig." 



Foto da provável gaveta com compartimento secreto aberto em que Beethoven guardou sua carta à amada imortal (Beethoven-Haus Bonn Museum).

Nenhum comentário: