REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

04 junho 2014

Meio Ambiente da Serra Friburguense de 2011 a 07/6/2014:

O que estamos fazendo com o Meio Ambiente?
Todos os anos "comemoramos" com nossos alunos e a sociedade, a semana (e o dia específico...) do Meio Ambientedia este estabelecido em Estocolmo na Suécia em 1972, através da ONU (em resolução nº 2994).
É oportuno que em 2014, nós friburguenses possamos fazer uma reflexão e também possamos começar a tomar medidas de proteção e conservação dos nossos mananciais de água, de nossas matas, florestas e nossas 13 montanhas do "Morro Queimado" (*), da poluição em geral (a exemplo dos carros ligados nos engarrafamentos no trânsito das avenidas que migram ao ponto central do Paissandu...), da coleta seletiva do lixo e dos que ainda sujam nossas ruas, do tão esperado tratamento de esgoto que satura o Rio Bengalas (que ainda desliza sob o olhar do Cruzeiro do Sul...apesar da catástrofe em Janeiro de 2011...).
A educação ambiental começa em nossas casas, passa por nossas escolas e flui por nossas ruas. Se queremos que Nova Friburgo esteja realmente dentro de um parque natural, devemos mudar nossa postura diante de nossa sociedade e do nosso meio ambiente.
(*)Bastante castigadas pelas chuvas e deslizamentos de Janeiro de 2011, nossas 13 montanhas mais importantes do antigo "Morro Queimado" são: a Caledônia, o Garrafão, o Chapéu da Bruxa, o Imperador (ou Elefante), a Babilônia, o Cardinot, o Von Veigl, as Três Catarinas (Pai, Mãe e Filha), o Morro da Cruz, as Duas Pedras e a Cascata.

Em 05/6/2013 de 9h às 17h na Praça Dermeval Barbosa - Centro - estivemos participando novamente do evento sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estávamos lá explicando: Dra. Anita Gomes Xavier; Dra. May-Lily Lourenço Breder e meu ex-aluno do OPM Dr. Mauro Luiz Debossan Alvares (todos três advogados da Comissão de Meio Ambiente - OAB - 9ª subseção); Prof. Eduardo Bini e Prof. João Angelo (biólogos do Estado RJ); etc... além de alguns de nossos alunos do 1° ano, como estes das fotos (do CEC):











Em 05/6/2011 de 9h às 17h na Praça Dermeval Barbosa - Centro - estivemos participando do evento sobre o Meio Ambiente. Estavam lá explicando os senhores: Alessandro Vianello (áreas especialmente protegidas); Fernando Cavalcante (mudanças climáticas e tragédias no séc. XXI); Dib Cury (ecologia humana + projeções sobre reflorestamento e o pico da Caledônia); André Bohrer (ameaças a fauna); Helênio Lima e Silva (Cáritas); etc... Além de alguns de nossos alunos, como estes das fotos (do OPM):

Será que este refrigerante do filme abaixo contribui mesmo com a melhoria do Ambiente? (clique e pense...).

Qualquer denúncia sobre crime ambiental em N. Friburgo pode ser feita ao Disque Denúncia do Ibama: 0800 618080 e também pelo escritório regional friburguense no e-mail: esregnovafriburgo.rj@ibama.gov.br
As charges do meu amigo Silvério (publicadas também no jornal "A Voz da Serra") diz muito sobre o nosso meio ambiente friburguense.

Nenhum comentário: