REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE.

REVISTA ELETRÔNICA de EDUCAÇÃO & SAÚDE (ano XLI) 2024 ou 5785
Criação e realização do biólogo e professor JOÃO ANGELO MARTIGNONI TEIXEIRA
Orientação e configuração do engenheiro e professor EVERARD LUCAS CARDOSO

09 maio 2014

O VÍRUS H1N1 e a "Gripe Suína" de 2009 a 2014:

(texto de Abril de 2009, resumindo as aulas de Biologia do Prof. João Angelo).

Isolado pela primeira vez em 1930, o vírus H1N1 da "gripe suína" (termo equivocado...) ou "gripe mexicana" (termo usado pelos judeus) sofreu mutação e recombinação, agregando os cromossomos e seus genes da gripe humana, aviária (H5N1- em galinhas, patos, gansos, perdizes, etc...) e a suína, atacando o ser humano com potencial de se espalhar facilmente pelo planeta [passou do nível de alerta 4 para o nível 5 em 29/4/2009; do nível 5 para o 6 em 11/6/2009 dentro da escala da OMS (Organização Mundial da Saúde); a escala vai até 6 - nível crítico de pandemia]; este nível foi mantido até 2010. 
As grávidas têm uma chance (5X) maior de se contaminar e aumentar o risco de morte através de pneumonia ou complicações respiratórias. Por isso é bom aumentar o cuidado com essas gestantes.
(charge do meu amigo Silvério - publicada no Jornal A Voz da Serra em Junho 2009).

Estes vírus apresentam 8 cromossomos com sua respectiva codificação genética (lembrando que nós humanos normais temos 46 cromossomos com seus devidos genes em nossas células).

Vírus gerados dessa forma (com sistema de recombinação, agregando cromossomos e seus genes) já causaram algumas pandemias no planeta: em 1918 a Gripe Espanhola (com o vírus H1N1 ou HswN1); em 1957 a Gripe Asiática (com o vírus H2N2); em 1968 a Gripe de Hong Kong (com o vírus H3N2) e em 1977 a Gripe Russa (com o vírus H1N1). Retornou agora em 2013 de maneira mais agressiva na Ásia (com o H7N9).  
O vírus H5N1 foi isolado pela 1ª vez em 1961 na África do Sul, já o vírus influenzae A H5N1 em humanos (numa criança), foi isolado pela 1ª vez e 1997 em Hong Kong. Em 2006 alguns gatos morreram na Alemanha com este tipo de vírus.
O termo Vírus significa "veneno" definição dada pelo cientista Louis Pasteur (clique em "Cientistas" no índice desta página).
O termo influenza vem do Latim: del fredo (o frio = relaciona a doença ao inverno) e o termo gripe vem do Russo khripu (rouquidão). Juntando estas traduções anteriores e o que aprendemos em aula temos: o agente etiológico da gripe denominado Vírus influenza cujo Nome científico é Myxovirus influenzae (Myxovirus é o Gênero e influenzae o termo específico) dentro da classificação binominal de Carlos Lineu 
(clique em "Cientistasno índice desta página).
O termo HxNx que codifica estes vírus de gripe, tem como definição: H = de "Hemaglutinina" e N = "Neuraminidase", ambos são "glicoproteínas" que revestem os vírus influenza (dividido em três tipos: A, B e C = H1N1, H2N2 e H3N2).















A Hemaglutinina tem forma de "bastonete" (veja figura acima), é a 1ª e principal proteína de superfície (cápsula) do vírus, com aproximadamente 500 moléculas em cada vírus. Ela contém locais de ligação aos resíduos de ácido siálico ou ácido neuramínico na célula hospedeira, sendo assim a responsável pela ligação do vírus às células do hospedeiro. Ela promove a penetração do vírus na célula hospedeira fazendo a fusão do invólucro viral (cápsula do vírus) com a membrana da célula. Também possui locais com capacidade antigênica (antígenos = indutores de resposta imunológica) sobre os quais atua o sistema imunológico do hospedeiro. É um dos principais estimuladores da produção de anticorpos pelo hospedeiro.
Até 2010 foram identificadas pelo menos 15 proteínas Hemaglutininas diferentes em vírus influenza na natureza. Cinco destas foram identificadas em vírus responsáveis por gripe humana (H1, h3, H3, H5 e H9).
A Neuraminidase tem forma de "cogumelo" (veja figura 8 acima) e é a 2ª proteína de superfície do vírus, em termos de quantidade, com aproximadamente 100 a 250 moléculas em cada vírus. A sua molécula é composta por 4 subunidades idênticas (tetrâmero). Ela é também um importante indutor da produção de anticorpos pelo hospedeiro (estimula a resposta imunológica). Até 2010 foram identificadas 9 formas de Neuraminidase na natureza e nas infecções humanas foram implicadas duas delas, a N1 e a N2.

Eu e outros biólogos (e alguns cientistas...) chegamos a acreditar (em 2009) que o epicentro das gripes seria a China, porque seria um "laboratório natural da gripe" fazendo a recombinação dos vírus, devido à prática da agricultura tradicional chinesa que aproxima sempre as aves (galinhas, pombos, perdizes), os porcos e os humanos.
Na 1ª quinzena de Maio de 2009, o Japão confirmou três casos iniciais (3 estudantes do ensino médio que não estiveram no exterior) domésticos de "gripe suína", os primeiros de transmissão autóctones, ou seja, quando a doença é passada dentro do território local sem resultar de imigração ou importação.

O que se sabe até agora sobre o vírus H1N1 e como ele se espalha entre humanos:
* O vírus da gripe "suína, mexicana, nova gripe ou tipo A H1N1" tipicamente afetaria somente porcos e não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
* Porcos podem ser infectados pela gripe humana e aviária. Quando estes vírus (das gripes: humana, aviária, etc...) infectam os porcos, eles podem se "misturar" dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados (é o que eu e outros biólogos ainda acreditamos!).
* Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos.
* Os sintomas da gripe suína, mexicana ou nova gripe em humanos são similares àqueles da gripe convencional - febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Esta pandemia de 2009, também causou mais diarreia e vômitos do que a gripe convencional.
* Existem vacinas para os porcos, prevenindo-os de sua gripe (suína). Houve formulação de vacinas humanas (anunciadas em 12/6/2009 pela Alemanha e Suíça através do Lab. Novarts) que foram testadas em Setembro de 2009. Cientistas brasileiros (do Inst. Butantã - SP, por exemplo) também formularam vacinas e algumas foram aplicadas em 2010 e 2011.
A vacina contra a gripe convencional (que foi aplicada até 2013, nos postos de saúde em Friburgo por exemplo, que foi apelidada de "vacina dos idosos") pode ajudar na proteção parcial contra o vírus suíno H3N2, mas não contra o H1N1, como o que circulou no planeta em 2009. Em 2010 começou a vacinação em massa na população, com vacinas importadas inicialmente da França e as demais já fabricadas no Brasil (conforme já dissemos acima).
* Não há até hoje contaminação (registrado...) pelo consumo de carne, linguiça, bacon, presunto, miúdos e outros produtos suínos. Cozinhar estas carnes de porco (citadas anteriormente) a 71 graus Celsius mata o vírus da "gripe suína, mexicana ou nova gripe", assim como outros vírus e bactérias que aprendemos em nossas aulas. É sempre bom comer carne bem passada - qualquer uma carne!
Use as seguintes técnicas para minimizar e evitar a disseminação:
* Evite lugares aglomerados e fechados (com pouca ventilação); é necessário aumentar a manutenção e a limpeza da central do ar condicionado dos shoppings e outros lugares de grande movimentação humana.

Por isso o início das aulas no mês de Agosto de 2009 foram adiadas, para "retardar" a velocidade de propagação da doença (porém, somente 1 semana foi pouco!!!). Deve-se fazer um treinamento rigoroso com os educadores e familiares, quanto ao comportamento dos alunos nas escolas, faculdades, creches, etc... a situação ainda em 2013, mesmo com a vacinação, é muito séria !!!
* A transmissão é feita pelo ar, por isso em 2009 se usou máscaras faciais, cobrindo a boca e o nariz (naqueles dias de 2009, vi "cenas inéditas" na TV, de pessoas com máscara cobrindo a boca...não servia para nada!), pelo espirro (cubra a mão e o nariz quando for espirrar!), pela tosse, pelo beijo (facial ou oral) e também pelas mãos (lave-as bem e de hora em hora e com sabão; se possível use álcool gel higienizante nas mãos), evite colocar as mãos em objetos de grande rotatividade pública (ex: orelhões).
*O CDC dos EUA (Centro de Controle de Doenças) sugeriu que os medicamentos antivirais - Oseltamivir (Tamiflu ™) e Zanamivir poderiam diminuir os sintomas do vírus, mas a distribuição indiscriminada (sem nenhum critério médico), vacinação e auto-medicação poderiam piorar o quadro da pandemia, pois criaria "resistência" química e até genética no H1N1.
*Crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes, pacientes com imunodepressão (em consequência de tratamento de câncer, portadores de HIV e outras complicações), diabéticos, cardiopatas, pneumopatas e renais crônicos tiveram de evitar viajar para países com transmissão sustentada do Vírus influenza A. Essas pessoas apresentam maior risco de desenvolver as formas graves da gripe "suína".
Este vírus é recente (com código genético recombinado), de transmissão humano para humano, não dependendo mais da influência direta dos porcos (que fique bem claro isto!). Por isso não acredite nas especulações que andam sendo faladas pelas ruas e "trotes" da internet... siga os ensinamentos científicos, que embora estejamos "engatinhando" nisto, são mais eficazes que boatos e principalmente tome a vacina (ela é segura !!!).
João Angelo (biólogo).
Veja os endereços:
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE: http://who.int/csr/don/en

3 comentários:

thaynann e thais disse...

como é transferida a gripe suina?
turma:701
alunos:thais e thaynann
prof:Madalena

esthefany e mayara disse...

a gripe suina é transmitida pela carne de porco?

turma:701
alunas:Esthefany e Mayara
prof:Madalena

Anônimo disse...

A gripe suina pode ser Muito perigosa se atingir mais paises do que ja atingiu?

turma: